Fonte: DN Portugal
por PAULO FAUSTINO
Quatro baleias-de-bico deram à costa na ilha Terceira
Dois dos animais já saíram para mar aberto, um terceiro encalhou na praia e o outro teima em não sair do cais
Quatro baleias-de-bico-de-sower- by entraram na baía do porto oceânico da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, mas a autoridade marítima conseguiu empurrar um destes cetáceos para mar aberto, sendo que um outro saiu da baía por si próprio. No entanto, uma das baleias acabou por encalhar e morrer na praia, enquanto a quarta, apesar das tentativas de salvamento, teimava ontem em não sair das imediações do cais.
O capitão do porto da Praia da Vitória disse ao DN que a missão foi bem-sucedida, ao tentar "devagarinho direccionar-se os animais para a frente", com a ajuda de dez pessoas e duas embarcações da Marinha. Não é fácil explicar as razões para este aparecimento anormal. O que se sabe é que há cerca de um mês também quatro baleias-de-bico foram avistadas com vida no litoral da Lagoa, em São Miguel, tendo sido salvas e devolvidas ao mar.
Fenómenos sísmicos ou a utilização de materiais de comunicação subaquática muito potentes podem assustá-las e fazê-las emergir, favorecendo embolias que causam a sua morte. Uma equipa das Canárias está a caminho dos Açores para participar na necrópsia. As baleias-de-bico-de- -sowerby alimentam-se à base de lula a mil metros de profundidade.
quinta-feira
Quatro baleias-de-bico deram à costa na ilha Terceira
07:44
CALDEIRÃO DO SEVERO
0 comentários:
Postar um comentário