Os caranguejos são na sua grande maioria animais marinhos; tem o corpo achatado e membros envoltos por cascas articuladas. Dos cinco pares de pernas, o da frente termina em tesouras. O siri, iguaria bastante admirada na culinária de todo mundo, a parte da frente de seu corpo termina em tesouras , vivendo em rochas, água paradas da costa atlântica, desde a Nova Inglaterra até o Brasil.
Em tamanho, os caranguejos vão desde espécies minúsculas, de uns 2 cm de comprimento até, a verdadeiro gigantes, como a variedade japonesa que de uma ponta até outra, chega a medir quase 3,5 metros.
No Brasil, encontra-se espécies pequenas vivendo na mais profunda matavirgem, no alto de serras, em ribeirões e córregos encachoeirados, que descem a montanha em insignificantes fios de água entre as rochas e até mesmo na água da chuva acumulada em pés de gravatá (espécie de vegetal ).
O maior habitat desses animais no Brasil, está localizado em regiões de Mangue, é comum encontrarmos nessas áreas, caranguejos como : Guaiamu, Nagoa, siri-baú, siri-candeia, etc.
Contudo a falta de um maior controle dessas áreas, tem colocado muitas espécies em perigo de extinção, outro fator que preocupa, é a fragilidade do mangue, uma vez degradado fica muito difícil sua recuperação, como foi noticiado em virtude da poluição causada pelo derramamento de óleo, estima-se serem necessário para sua recuperação cerca de 15 anos.
domingo
Caranguejo
18:34
CALDEIRÃO DO SEVERO
0 comentários:
Postar um comentário