Fonte: Brasilescola
Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Struthioniformes
Família: Struthionidae
Gênero: Struthio
Espécie: Struthio camelus
O avestruz é a maior ave que existe. É uma ave não voadora. Sua principal característica é o pescoço longo sem plumagem. Pesam de 90 a 130 kg sendo que alguns machos podem chegar até 155 kg. As fêmeas podem chegar a 2 m de altura enquanto o macho 2,7 m.
O avestruz possui pernas e coxas sem plumagens, tem a pele rosada. Quando atingem um ano e meio de idade ocorre o dimorfismo sexual, o macho possui as plumagens pretas com a ponta das asas brancas e as fêmeas com a ponta das asas cinza. Suas penas são macias e isolantes térmicos. Alimenta-se de frutos, sementes, invertebrados, insetos, répteis e pequenos mamíferos. Como não possui dentes, o avestruz engole pedrinhas para ajudar a esmagar os alimentos. Seu aparelho digestivo é semelhante ao dos ruminantes. Gostam de água, mas conseguem ficar muito tempo sem tomar, vivendo da umidade das folhas de come.
O avestruz vive em grupo de até 50 aves que vivem com outros ruminantes. Possui audição e visão bastante aguçadas podendo prever o perigo à distância. As fêmeas postam seus ovos em ninhos comunitários e cada ovo pode pesar mais de um quilo e ter 20 centímetros de comprimento, são chocados pela fêmea durante o dia e pelo macho durante a noite. O período de gestação da fêmea é de 35 a 45 dias.
Ao correr, o avestruz chega a atingir 65 km por hora fugindo de seu predador (leão), pode ferir seriamente outro animal com seu coice.
Hoje existem criatórios de avestruz que visam seu couro, sua carne, sua plumagem e seus ovos. O avestruz possui o couro mais resistente disponível no comércio.
terça-feira
Avestruz
10:57
CALDEIRÃO DO SEVERO
0 comentários:
Postar um comentário