Os escorpiões se encontram entre os mais velhos artrópodes terrestres conhe cidos. Geralmente são animais discretos e com hábitos noturnos, escondendo- -se durante o dia sobre pedras, fendas de rocha ou em buracos no solo.
Os escorpiões são encontrados freqüentemente próximo a habitações, podem existir em diversas regiões, como por exemplo: regiões desérticas, florestas tropicais.
Nutrição:Os escorpiões alimentam-se de invertebrados, preferencialmente insetos. A percepção de movimento das presas é detectada através dos pêlos társicos e orgãos sensoriais.
Os escorpiões são aracnídeos grandes, variando entre 3 a 9 cm de comprimen to.
Corpo: O corpo do escorpião se divide basicamente em 2 partes bem específicas: O prossomo (vulgarmente chamado de corpo ) e o abdômen (vulgarmente chamado de cauda ) – No ápice do abdômen encontramos o aparelho do ferrão responsável pela inoculação do veneno na vítima.
Os pedipalpos (1 par), são estruturas conhecidas como “pinça” e servem para imobilizar a vítima.
Obs.: O escorpião só usa o ferrão quando é realmente necessário, na maioria das vêzes ele procura economizar seu estoque de veneno, pela simples ação de suas fortes pinças tem sucesso ao predar outros animais, não precisando para isso inocular seu veneno.
Obs.:O veneno da grande maioria dos escorpiões, embora seja suficientemente tóxico para matar muitos invertebrados, não é perigoso para os humanos, quan do muito o ferrão é muito doloroso. Somente cerca de 25 espécies (família Buthidae) são realmente perigosos.
Nutrição:Os escorpiões alimentam-se de invertebrados, preferencialmente insetos. A percepção de movimento das presas é detectada através dos pêlos társicos e orgãos sensoriais. Os escorpiões são geralmente mais ativos durante as primeiras horas de escuridão, muitas espécies passam de 92 a 97 % de sua vida em seu buraco.
Reprodução:No ato sexual ocorre a “dança dos escorpiões”, o macho e a fêmea seguram-se através das pinças (pedipalpos). O macho libera sua estrutura reprodutiva (espermatóforo ) e o mesmo encaminha a fêmea para cima do espermatóforo até encaixá-lo na área genital da fêmea. Ao nascer, os jovens têm somente alguns milimetros de comprimento e raste Jam imediatamente sobre o dorso da mãe, permanecendo lá até a primeira um da. Após esse período, os escorpiões deixam a mãe, e buscam sua vida solitá riamente.
terça-feira
Escorpião
20:00
CALDEIRÃO DO SEVERO
0 comentários:
Postar um comentário