Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

terça-feira

Araponga

Fonte: Brasilescola
Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Tyrannidae
Subfamíllia: Cotinginae
Gênero: Procnias

A araponga é uma ave de canto alto e estridente que lembra o trabalho de um ferreiro. É um pássaro nervoso, briguento e assustadiço. Os machos protegem seus territórios nas árvores, eles têm um espaço alto onde cantam e um baixo onde acasalam e não permitem que outro macho se aproxime. Seu canto é usado para atrair a fêmea e pelo canto ela escolhe o macho. O macho se encontra com a fêmea no galho baixo do acasalamento e grita forte na frente da fêmea, se ela aceitar seu grito eles acasalam. O macho volta para o galho alto onde se põe a cantar novamente e se aparecer outra fêmea ele repete o ritual do acasalamento.

O macho tem a penugem mais bonita e atraente que da fêmea e isso sempre fez com que somente o macho fosse criado em cativeiro. Há pouco tempo começaram a incentivar a criação de casais em cativeiro para que a procriação seja feita.

A criação em cativeiro deve ser feita com bastante higiene, pois as arapongas são aves delicadas. A má higiene do cativeiro pode acarretar problemas para a ave como: doenças pulmonares manifestada por respiração difícil e movimentos na cauda, fungos na garganta manifestada por respiração difícil sem movimentos na cauda, problemas intestinais e coccidiose.

A alimentação da araponga é à base de frutas como banana, uva, mamão, tomate entre outras. Podem ser servidas puras ou com ração de sabiá polvilhada por cima.
Hoje a araponga está na lista de animais em extinção pelo fato de ser bastante caçada e por ser mantida em cativeiro sem reprodução.

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página