Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

terça-feira

Bagre

Representante da família dos silurídeos, e tem grande variedade de espécies tanto no mar(água salgada) como em rios ( água doce).

Esse peixe, considerado por muitos como o mais feio dos animais, tendo uma boca que se assemelha a de um sapo, é barbado como um coelho, porém e dotado de uma particularidade toda especial, tem maior número de sentidos do que nós humanos. Em tudo, o bagre comum é excepcionalmente sensível.

O mais aguçado sentido é o do paladar, seus barbilhos (parecidos com o “bigode do” gato”) cobertos de gomos gustativos, reviram constantemente a lama, até achar algo para alimenta-lo, essa também e uma característica desse peixe, comendo de tudo.

Muito apreciado na psicultura, o bagre é bastante difundido, existe cerca de 1000 espécies diferentes, podendo variar de 1,5 metros de comprimento e 45 quilos de peso, até o pequenino “bagre da montanha”.

Sua reprodução é bastante interessante, ocorre nos mêses de maio-junho, a fêmea libera uma massa contendo os ovos e o macho os fecunda, depois disso o macho acolhe os ovos na cavidade bucal durante todo o período de incubação, não se alimentando ( 2 a 3 semanas) ; durante um período os filhotes ficam dependentes dessa proteção até serem grande demais para entrarem na boca do macho.

Uma ocasião dramática é o dia em que os peixinhos novos partem em busca de seus destinos, o pai luta contra a tentação de devorá-los, “vomitando”de forma brusca toda a prole e se afastando rapidamente dos mesmos.

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página