Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

terça-feira

Cavalo Marinho

Os Gregos na antiguidade apelidaram essa extravagante criatura de Hippocampus ( cavalo-monstro-marinho), de monstro não tem nada, trata-se de um lindo peixe.

Existe no mundo mais de 40 espécies, atingindo tamanho que varia de 2 a 60 centímetros, habitando quase toda a totalidade dos mares de nosso planeta.
Os cavalos-marinhos tem uma importante característica, no que se refere a camuflagem, sendo em geral cinzentos ou de preto-bronzeado quando se vêem ameaçados, mudam sua cor, dificultando sua visuali-ção.
O cavalo marinho é um peixe sem escamas, sendo que seu corpo é revestido por uma carapaça dura composto por placas córneas, isso de uma certa maneira dificulta sua movimentação , ele nada por impulso contando para isso com uma importante e minúscula barbatana.
Sua alimentação baseia-se sobretudo de planctons e Daphia, não servindo de alimento para nenhum peixe e nem para o homem, isso seria suficiente para sua perpetuação, porém o homem insiste em tirá-lo de seu habitat natural para a ornamentação de áquarios marinhos.
Acasalamento

Trata-se de um espetáculo sem igual, que chega a durar até 48 horas o macho e a fêmea nadam à volta um do outro, como uma espécie de dança. Após algum tempo ocorre um abraço nupcial, e a fêmea transfere um ou vários ovos para o macho, esse os guarda numa bolsa de reprodução.
Desenvolvimento da prole

Durante aproximadamente 45 dias, o macho alimenta os filhotes na sua bolsa, que vai crescendo continuadamente, chegando a uma “saturação “ quando os filhotes começam a abandonar a bolsa um após o outro.
Os filhotes são uma replica quase exata dos pais, se apresentando inicialmente como “pequenos potros”, transparentes, onde podemos visualizar inclusive seu coração, a pigmentação aparece depois.

Obs:.É importante a conscientização de que não devemos adquirir cavalos marinhos com o simples propósito de embelezamento de aquários marinhos uma vez que com isso, o tiramos de seu habitat natural.

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página