Fonte: Animalnet
As baratas são insetos de hábito noturno, durante o dia escondem-se em frestas de muros, em baixo de pedras ou em esgotos.
A grande maioria das baratas são terrestres, porém existe uma pequena parcela de representantes aquáticos, como por exemplo, a barata d`água, bastante comum em praias e costões rochosos.
A noite, as baratas deixam seus esconderijos em busca de alimento, por isso é comum encontrarmos esse insetos, em nossas cozinhas.
A maioria das baratas protege seus ovos depositando-os no interior de um estojo quitinoso, chamado de ooteca.
O tempo de vida de uma barata doméstica, varia entre 1 ou até 2 anos, contudo pode apresentar variações conforme as condições ambientais.
O medo das baratas, se justifica, pois como habita regiões inóspitas (esgotos monturos, etc ) é comum transmitir várias moléstias ao homem, além do que podem contaminar nossos alimentos.
Não é raro, baratas roer os lábios no canto da boca, principalmente de crianças, ocasionando uma erupção conhecida como “herpes blattae”.
Porém a existência desse repugnante inseto, tem uma importância ecológica funcionando como “recicladora” da matéria orgânica.
Obs:. O fato de “voar das baratas”esta intimamente ligado ao período de acasalamento – reprodução, geralmente ocorrendo durante o verão.
Obs:.Existe no mundo, cerca de 20 espécies de baratas domésticas em todo o mundo, no Brasil, a mais encontrada é a Periplaneta americana.
domingo
Baratas
18:07
CALDEIRÃO DO SEVERO
0 comentários:
Postar um comentário