Fonte:Animalnet
Representantes da classe Stelleroidea(do latim stella, estrela + do grego eidos, forma) inclui os equinodermas que apresentam corpo com braços a qual pertencem as estrelas do mar. Neste grupo, os braços pertencem a uma região central, a grande maioria apresenta 5 braços, mas em algumas espécies podemos encontrar vários braços.
A superfície corporal pode apresentar-se lisa ou granulada, ou ainda com espinhos bem visíveis.
A maioria das estrelas-do-mar mede de 12 a 14 cm de diâmetro e muitas apresentam cores intensas como vermelho, azul ou laranja.
A boca localiza-se no centro da superfície oral, que está direcionada para baixo, os Sulcos ambulacrais radiais, que vão da boca à extremidade dos braços, contém o canal alimentar, responsável pela nutrição da estrela-do-mar.
Sua localização dependo de um sistema chamado de vascular aquifero, encontrado somente nos equinodermas, sendo constituido por cavidades externas tubulares da parede corporal – os pés tubulares ou pódios – e um sistema interno de canais derivados do celoma (cavidade do corpo dos animais trofoblásticos existente no interior do mesoderma e por ele revestido).
Sistema Nervoso:O sistema nervoso pode ser considerado como primitivo, estando intimamente associado à camada mais externa (epiderme). Um anel nervoso está presente ao redor da boca e um nervo radial se estende para cada braço – esses estão associados aos neurônios localizados na epiderme.
Nutrição:A boca abre-se num grande estômago cardiaco de paredes espessas, que ocupa a maior parte do disco central. Daí e feita a nutrição a todas as partes da estrela-do-mar.
Reprodução:Como a maioria dos equinodermas , as estrelas-do-mar possuem sexos separados – os ovos são lançados diretamente no mar, onde ocorre a fecundação formando então uma larva – no desenvolvimento dessa larva temos a formação de um indivíduo adulto.
Obs:.equinodermas são animais exclusivamente marinhos.
A capacidade de regeneração das estrelas-do-mar é bem conhecida, qualquer fragmento do corpo que contenha uma porção de disco central, é capaz de regenerar-se, podendo esse processo levar até um ano.
terça-feira
Estrela do Mar
20:12
CALDEIRÃO DO SEVERO
0 comentários:
Postar um comentário