Essa classe (Arachinida), constituem diversificado número de espécies, sendo encontrado em todas as regiões do planeta. São classificados como quelicerados(contém quelíceras), essas são de vital importância para as aranhas pois são responsáveis pela alimentação junto com outra,estrutura específica, que são os pedipalpos.
Apesar da grande diversidade entre as espécies encontradas, podemos encontrar estruturas específicas que nos permitem sua classificação na classe dos aracnídeos.
Corpo: O corpo da aranha se apresenta dividido em 2 regiões bem específicas; o pré-abdomem e o pós-abdomem. Existem 4 pares de patas que se encontram no pré-abdomem.
Nutrição: A maioria das aranhas é carnívora, e a digestão não ocorre no interior do animal, a presa é capturada pelos pedipalpos e quelíceras (também localizados no pré-abdomem), as enzimas digestivas formadas no interior da aranha são “derramadas” sobre a vítima, essa enzima digere o interior da presa e a aranha suga esse caldo parcialmente digerido pela boca servindo para alimentá-la.
Formação de teia: A formação de teia é feita graças a uma estrutura específica encontrada na parte de baixo da aranha, chamada fiandeira. A teia também funciona como uma espécie de armadilha, pois o leve toque (captura de insetos) promove seu aprisionamento e permite que a aranha o alcance, por isso é comum encontrarmos em teias de aranha uma grande quantidade de restos de animais.
Obs.: Um aspecto desconhecido da maioria das pessoas é que o crescimento da aranha é feito através de mudas, a pressão sanguinea é diretamente responsavel por essa mudanca e apesar das aranhas serem predadoras, nesse período (troca de mudas ), fica sensivelmente desprotegida ao ataque de um outro animal.
segunda-feira
Aranha
17:59
CALDEIRÃO DO SEVERO
0 comentários:
Postar um comentário