Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

terça-feira

Animais Herbívoros

Fonte: Todabiologia
O que são
Os herbívoros são organismos que consomem somente seres autótrofos (organismos capazes de produzir seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas), tais como plantas, algas e algumas bactérias que realizam a fotossíntese..

Informações sobre os herbívoros

Dentro desta definição, muitos fungos, algumas bactérias, muitos animais, cerca de 1% da flora e alguns protistas, podem ser considerados herbívoros. Muitas pessoas restringem o termo herbívoro somente para animais, contudo, como acabamos de ver, esta definição vai além disso.

Fungos, bactérias e protistas que fazem das plantas o seu “habitat”, são considerados parasitas. São assim chamados, pois, vivem por intermédio de outro ser, do qual retiram todos os recursos necessários para sua sobrevivência. Eles são nocivos às plantas, por isso, são considerados patogênicos.

Os micróbios que se alimentam de plantas mortas são os saprótrofos (estes seres se alimentam de excrementos e de organismos mortos), ao contrário dos parasitas, são bastante úteis ao equilíbrio da cadeia alimentar.

Em zoologia um herbívoro é definido como um animal adaptado a se alimentar primeiramente por vegetais (ao invés de carne). Embora estes animais sejam considerados “vegetarianos”, este termo é bem melhor aplicado em seres humanos, pois estes, ao contrário dos animais, podem optar por não comer carne. No caso dos animais (inclusive os herbívoros), o que prevalecerá sempre será o seu instinto de sobrevivência.

Os herbívoros podem ser classificados em vários subgrupos, como por exemplo, frugívoros (que se alimentam de frutas), folívoros (que se alimentam de folhas), nectarívoros (que se alimentam de néctar), entre os nectarívoros estão alguns insetos e artrópodes, granívoros (alimentam-se de grãos), polímeros (alimentam-se de pólen), mucívoros (alimentam-se de fluídos), etc.

A dieta de alguns herbívoros varia de acordo com as estações do ano, principalmente em zonas temperadas, onde diferentes plantas e alimentos ficam mais disponíveis em algumas épocas do ano.

Há uma visão equivocada com relação aos herbívoros e isto representa um grande perigo. Muitos acreditam que o fato do animal ser herbívoro o impedirá de atacar seres humanos, esta é uma visão completamente equivocada. Na África, dentre os cinco animais considerados mais perigosos pelos caçadores (búfalo, rinoceronte, elefante, leopardo e leão), três deles são herbívoros.

Os herbívoros desempenham um papel muito importante na cadeia alimentar, pois é através deles, que a energia solar armazenada nas plantas é disponibilizada a outros animais da cadeia alimentar, como por exemplo, os carnívoros.

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página