Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sexta-feira

Baleias também não resistem a melodias pegajosas, diz estudo

Pesquisadores observaram que canto destes animais é difundido do oeste para o leste

iG São Paulo | 14/04/2011 16:50

Foto: Getty Images

Cientistas observaram que canto das baleias tem o mesmo efeito ciclete das músicas da moda

As baleias jubartes ou corcundas (Megaptera novaeangliae) também produzem seus hits musicais. Durante um determinado período, os macho de uma mesma população cantam a música do acasalamento. No entanto, o padrão da música muda ao longo do tempo e aparentemente as novas versões se difundem repetitivamente pelo oceano, quase sempre viajando do oeste para o leste.

Como acontece com as canções da moda, essas melodias não são muito originais, mas parecem 'pegar' facilmente, explicou a pesquisadora Ellen Garland, da Universidade de Queensland e autora do estudo publicado no periódico científico Current Biology .

“Nossa descoberta revelou mudança cultural em larga escala”, disse Ellen. Várias músicas se moviam como "ondas culturais de uma população para outra, fazendo com que todos os machos mudassem o canto para uma nova versão".

Pesquisadores da Universidade de Queensland, em colaboração com membros do South Pacific Whale Research Consortium fizeram a descoberta através do estudo de padrões de canções de baleias gravadas por mais de uma década em seis populações do Oceano Pacífico. A análise revelou que existe um padrão de propagação das canções das baleias. Elas começam na Austrália e são repetidas por populações até chegar a Polinésia Francesa, isto num período que leva dois anos.

O estudo acrescenta que ainda é um mistério por que todas as baleias cantam a mesma canção quando seus esforços deveriam estar destinados a destacar-se ante o grupo.
(com informações da AFP)
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página