Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sexta-feira

Salamandra possui algas vivendo em harmonia dentro de seu corpo




Em estudo divulgado na revista Proceedings, da Academia Nacional das Ciências, pesquisadores descrevem a relação de cooperação mútua entra as salamandras e as algas verdes.

A pesquisa desenvolvida na Universidade de Dalhousie apresenta a interação entre as salamandras e as algas que vivem no interior de suas células. Este tipo de evento é típico em espécies de invertebrados; o caso da salamandra e das algas é o primeiro que se tem relato em que estas invadem o corpo de um animal com espinha dorsal. Para os pesquisadores este tipo de associação era impossível, visto que o sistema imunológico dos vertebrados é bem desenvolvido e a qualquer alerta de corpo estranho aciona um ataque ao invasor.

Mesmo possuindo sistema imunológico mais especializado, as algas verdes conseguem burlá-lo quando este ainda não completou o seu desenvolvimento. Elas se aderem às células animais na fase embrionária da salamandra. Além disto, as salamandras oferecem menos risco, pois seu sistema de defesa é deficitário. As algas penetram nos embriões e permanecem em suas células até a fase adulta.

A relação existente entre as salamandras e as algas verdes é conhecida como mutualismo – situação que apresenta benefícios para ambas as partes. As algas mantêm os níveis de oxigênio ajudando na respiração das salamandras, atuam na eliminação do excesso de nitrogênio permitindo que embriões infectados apresentem desenvolvimento mais acelerado e possuam maiores chances de sobrevivência. As salamandras por sua vez, oferecem o ambiente perfeito para o desenvolvimento das algas verdes que contam com proteção e nutrição no corpo hospedeiro.
Seg, 18 de Abril de 2011 05:04
Érika Rodrigues
http://www.jornalciencia.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página