Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

terça-feira

Avestruzes não enterram a cabeça na areia


O velho ditado de que alguém “enterra a cabeça na areia como um avestruz” para fugir de seus problemas pode até ser espirituoso e adequado de vez em quando – porém, não procede. Ao contrário do que possa parecer, os avestruzes não fazem isso quando estão assustados. O comportamento estranho do animal é, na verdade, um mito – nem mesmo os avestruzes pensam que para se esconder basta por a cabeça num buraco.

A maior ave existente não pode voar, mas compensa a deficiência no solo mesmo: é capaz de correr a cerca de 40 quilômetros por hora. Dotada de tal velocidade, faz muito mais sentido correr para fugir do perigo do que para enfiar a cabeça no chão. Na verdade, eles sequer se dão ao trabalho de cavar um buraco para começar.

A crença comum deve vir do fato que os avestruzes abaixam a cabeça até perto do chão quando é incapaz de fugir de um predador ou de outro tipo de ameaça. Porém, sem nenhum buraco por perto.

Ao tentar se esconder num terreno plano, a ave fica o mais perto possível do solo a fim de se tornar menos perceptível. Enquanto agachado, o avestruz posiciona sua cabeça e seu pescoço comprido quase encostado no chão, à frente de seu corpo. Permanece perfeitamente nessa posição até sentir que o perigo passou.

A cabeça e o pescoço de um avestruz são de uma cor bege claro – o que faz com que ele se misture com a poeira ou areia ao redor. A ave tem esse comportamento com o objetivo de que, a uma certa distância, o predador confunda o corpo imóvel e agachado do avestruz com uma pedra grande ou um arbusto. Para os seres humanos, no entanto, pode parecer que o avestruz esteja com a cabeça enterrada na areia – e este é provavelmente a forma como o mito se originou.
[Life’sLittleMysteries]
Por Bruno Calzavara em 11.04.2011 as 22:10 
http://hypescience.com


0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página