Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quarta-feira

Peixe da Amazônia auxilia as plantas na reprodução

O Tambaqui, peixe comum nos rios amazônicos, possui uma dieta composta por sementes de frutas.

Durante as cheias dos rios, o peixe se posiciona debaixo das árvores e aguarda pela queda das sementes. Estudos conduzidos por pesquisadores da Universidade Duke – Carolina do Norte – comprovam que esta espécie tem papel fundamental na dispersão das sementes.

Para chegar a tais conclusões os biólogos rastrearam 24 peixes e analisaram as distâncias percorridas pelos animais, além de estimar a quantidade de tempo que as sementes ficam no intestino do Tambaqui. Os resultados demonstraram que aproximadamente 5% das sementes eram excretadas a mais de dois quilômetros da árvore que a originou. Esta espécie de peixe se alimenta de sementes de mais de 20 tipos de plantas frutíferas.

No decorrer do estudo, os pesquisadores puderam observar que os peixes maiores percorrem maiores distâncias antes de excretar as sementes, e estas são excretadas sempre em planícies o que permite dar origem a novas árvores e manter a diversidade na floresta. Mas a dispersão aleatória das sementes está ameaçada pela pesca indiscriminada, visto que os pescadores visam peixes grandes – que são os que percorrem mais quilômetros com as sementes. A prática da pesca sem controle acarretou em uma redução de 90% no número de peixes da espécie.

Os impactos, que uma possível extinção do Tambaqui pode acarretar, ainda são imprecisos, mesmo assim os pesquisadores são enfáticos ao afirmar que o peixe tem papel fundamental na forma como a floresta se organiza.
Ter, 05 de Abril de 2011 14:12
Érika Rodrigues

http://www.jornalciencia.com


0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página