Pesquisadores comprovam que há reconciliação após conflitos em grupo de animais
por New Scientist
Corvos nervosos podem perseguir e agredir outros animais da mesma espéciel, mas são capazes de se reconciliar caso façam parte de grupos aliados.
Há muitos casos de primatas e outros mamíferos capazes de se reconciliar após um conflito, mas esta é a primeira vez que o caso é documentado entre os pássaros, afirma Orlaith Fraser, da Universidade de Viena, na Áustria.
Editora Globo
Após conflitos, corvos fazem as pazes
Fraser acompanhou um grupo de sete corvos em cativeiro durante um período de tempo. Ele descobriu que os pássaros eram mais amigáveis em relação ao outro se eles brigraram entre si nos 10 minutos anteriores. Em outra pesquisa, Fraser documento que os corvos, por vezes, consolam membros do grupo que perdeu uma luta.
"Não foi apenas um padrão de comportamento amigável", afirma Fraser. "Pelo contrário. Os corvos sentaram lado a lado e tocaram os bicos de forma amigáveil", diz o pesquisador. Corvos não são táteis, como primatas, e este é um forte sinal social para mostrar a reconciliação.
"Isso é uma prova muito boa de reconciliação", diz Filippo Aureli, da John Moores University, no Reino Unido. Comparar o comportamento típico dos animais com o comportamento logo após uma briga é um "método bem estabelecido" para observar o métodos de reconciliação, acrescenta.
http://revistagalileu.globo.com/
0 comentários:
Postar um comentário