Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

Conheça o macaco de rosto vermelho da Amazônia

Qua, 27 de Abril de 2011 14:34

Érika Rodrigues


Uacari é uma espécie de primata encontrado na floresta amazônica no território do Brasil e do Peru.

Estes macacos possuem aproximadamente 60 centímetros de comprimento, cauda curta (cerca de 10 centímetros) e pelugem dourada. Costumam habitar as partes mais elevadas das árvores; sua alimentação é composta por frutas, sementes e pequenos animais.

A espécie não apresenta pelos na região da face, mas não é exatamente a ausência de pelos que chama a atenção nestes primatas e sim a coloração vermelha de sua cabeça. Diferentemente dos babuínos a cor vermelha não é resultado de um pigmento, mas da falta de pigmentação. Além disso, o Uacari possui taxas baixíssimas de gordura no corpo e como sua pele tem uma grande quantidade de vasos sanguíneos, estes ficam visíveis tornando vermelho o rosto dos macacos. A cor inusitada fica mais forte quando o animal está em uma situação de raiva. O vermelho intenso também é utilizado no processo de acasalamento no momento de cortejo à fêmea.

O Uacari está ameaçado de extinção devido principalmente à destruição de seu habitat pelo desmatamento e a caça predatória. Atualmente algumas instituições somam esforços para preservar a espécie em seu local de origem.
http://www.jornalciencia.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página