Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sábado

Encontrado molusco que possui olhos de pedra




Sáb, 23 de Abril de 2011 22:36
Érika Rodrigues
Cientistas norte-americanos estudaram estrutura ocular dos Quítons – espécie de molusco cujos olhos são feitos a partir de um tipo de rocha.
Os Quítons habitam a Terra há cerca de 5oo milhões de anos; são animais de aproximadamente 7,5 centímetros e possuem centenas de estruturas semelhantes ao olho, mas suas lentes são elaboradas com aragonita – tipo de rocha. Os pesquisadores já conheciam esta característica da espécie de molusco, entretanto não possuíam evidências a respeito da funcionalidade da estrutura. A dúvida residia no fato de os olhos servirem apenas para perceber variações luminosas ou se conseguiam identificar objetos.

Os olhos da espécie são de cristal de carbonato de cálcio e os pesquisadores os consideram uma vantagem evolutiva que permitiu melhores mecanismos de defesa contra eventuais predadores. O estudo foi realizado através de testes feitos colocando os moluscos em contato com um disco preto e uma película cinza. Os animais não responderam ao estímulo cinza, mas apresentaram reações diante do disco negro.
É a primeira vez que um animal possui argonita constituindo a córnea.
Para os cientistas da Universidade da Califórnia os resultados da experiência foram surpreendentes, visto que grande parte das estruturas oculares é formada por células com proteínas e quitina. Apesar de poderem identificar a presença de objetos, os cientistas acreditam que existam limitações quanto à nitidez das imagens. A pesquisa foi publicada na revista Current Biology.

Segundo Michael Land – pesquisador da Universidade de Sussex - que não esteve envolvido no estudo, os olhos nos quítons surgiram há aproximadamente 25 milhões de anos e ainda hoje representam uma anomalia na evolução da visão.
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página