Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quarta-feira

Foi encontrado no Cazaquistão uma ave gigantesca da época dos dinossauros

A cerca de 83 milhões de anos viveu na região do Cazaquistão uma ave pré-histórica semelhante a um avestruz e que se tornou a segunda maior ave encontrada.

A primeira continua sendo a Gargantuavis philoinos, que viveu na França há cerca de 70 milhões de anos e também com aparência de avestruz. Chamada de Samrukia nessovi, esta ave tinha um crânio de aproximadamente 30 centímetros e uma envergadura de asas que ultrapassariam os 4 metros.

Estas espécies provam que as aves da era Mesozóica não eram tão pequenas como se imaginava, segundo o pesquisador Darren Naish da Universidade de Portsmouth, Inglaterra, o gigantismo ocorreu nestas aves e elas viveram em duas regiões distintas e que as aves da Era Mesozóica eram ecologicamente diversas, com várias sobreposições entre elas e os grupos modernos.

Pesquisadores afirmam que o pássaro encontrado não voava, devido ao seu enorme tamanho. A imagem mostra a comparação da ave gigante com um homem adulto e outras aves típicas da época. Foto: John Conway

Ainda não foi descoberto nenhum vestígio que mostrassem o tipo de alimentação desta ave, mas existe a dedução de que ela passaria boa parte do tempo fugindo de predadores, já que nesta época viviam os Tiranossauros e outros carnívoros de grande porte.

Distinguir uma ave de um dinossauro nunca foi uma tarefa fácil para os paleontólogos, pois a 150 milhões de anos, os grupos dos dinossauros e das aves eram bastante semelhantes. Um estudo recente sugeriu que o Archaeopteryx, considerado até então como a ave mais antiga do mundo, seria simplesmente um dinossauro. A descoberta desta ave gigante mostra que as aves modernas não são tão distintas das aves pré-históricas como tradicionalmente era hábito pensar.
Qua, 17 de Agosto de 2011 16:33
Da redação de Brasília
http://www.jornalciencia.com




Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página