Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

Morcegos usam mapas visuais e bússola interna para encontrar suas árvores favoritas

Qua, 24 de Agosto de 2011 18:26
Da redação de Brasília

Pesquisadores da universidade de Jerusalém usaram minúsculos GPS para estudar os padrões complexos de vôo dos morcegos. Eles descobriram que alguns morcegos frugívoros possuem a habilidade de navegação semelhante ao de pombos correios.

Um exemplo disso é o morcego egípcio que se utiliza de referências visuais (colinas, luzes, arvores e etc.) para construir um mapa de toda a área e assim retornar sempre a mesma árvore noite após noite. É como se existisse uma bússola interna que mantém o morcego dentro da trajetória, mesmo se os objetos estiverem fora do alcance visual.

A equipe de pesquisadores formados por ecólogos e neurobiólogos prendeu um GPS em miniatura com cerca de 10 gramas para monitorar o morcego “voluntário” por várias noites seguidas. Durante a noite o morcego saia de uma caverna perto da cidade israelense de Belit Shemesh e fez um vôo em linha reta a uma velocidade média de 40 km/h a vários metros acima das copas das árvores. Entre 12 a 25 km distantes da caverna ele pousa em uma árvore frutífera.

O que foi constatado é que o morcego sempre voltava para a mesma árvore, como se ele tivesse escolhido ela como favorita. O mais interessante é que mesmo se houvesse uma árvore semelhante próxima, ele sempre pousava na favorita. Umas das conclusões chegadas é que o olfato não é o sentido primário na navegação do morcego.

Para uma investigação mais profunda os pesquisadores levaram alguns morcegos para o deserto a uma distância de 44 quilômetros ao sul da caverna e boa parte deles estava sem alimentação. Quando eles foram libertados, os que estavam sem se alimentar foram direto para as árvores que eles adotaram como preferidas; os que estavam alimentados simplesmente fizeram um caminho mais curto para a caverna.

A conclusão mais lógica foi alcançada com base em uma análise do modelo espacial e com o relato de alguns pilotos de aeronaves. Os morcegos para se localizar com precisão usavam pontos de referência para encontrar o caminho, independente de quão longe ele fique do seu destino.

Os pesquisadores também acreditam que exista um mecanismo adicional de navegação quando são encontrados pontos de referências não confiáveis, o que pode envolver detecção de campos magnéticos ou odores direcionais.

http://www.jornalciencia.com/





Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página