Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

As sépias possuem visão superpotente enxergando em luz polarizada

As sépias, também chamadas de chocos, estão entre os mais notáveis cefalópodes, mas ninguém esperava que estas criaturas tivessem um truque especial na “manga”.

Estes cefalópodes podem ver informações visuais em ângulos de luz polarizada intensa. Estamos geralmente mais familiarizados com este conceito quando falamos de óculos polarizados. A ideia é que a luz que foi dispersa por outra forma, em todas as direções, seja refletida em uma superfície de modo que a luz seja orientada em uma direção, bloqueando a maior parte da luz refletida.

Óculos polarizados são usados para combater este efeito e bloquear a maior parte da luz refletida. A luz polarizada cria ofuscamento quando estamos lidando com grandes superfícies planas – qualquer coisa, de um copo de água a um longo trecho na estrada – e nós podemos usar óculos especiais para bloquear a parte “ruim” da luz intensa.

Mas para as sépias, isso é algo normal, pois elas conseguem coisas notáveis. Elas podem realmente ver o ângulo no qual a luz é refletida e polarizada, e até mesmo enxergar a mudança sutil que ativa o mecanismo de defesa de mudança de cor, dizem os pesquisadores da Universidade de Bristol e da Universdade de Queensland.

O Dr. Shelby Temple explica como eles conseguiram fazer a descoberta: “Nós modificamos os monitores de LCD para mostrar mudanças na polarização, em vez de alterações na cor produzidas por vídeos e objetos que se aproximam, buscando compreender se as sépias conseguiam perceber as mudanças de contraste de polarização. As sépias mudam de cor o tempo todo e respondem ao menor movimento. Para nossa surpresa, elas são muito mais sensíveis do que esperávamos”.

Os pesquisadores sabiam que as sépias, juntamente com seus primos cefalópodes como o polvo e a lula, podiam ver a luz polarizada, mas não tínhamos idéia que elas podiam ver tão bem. “Quando você tem um olho tão estranho, em comparação com o do ser humano, talvez não seja difícil de acreditar que elas veem o mundo de outra forma”, disseram os cientistas.

A idéia de ver algo em ângulo de luz polarizada é tão estranho que muitos pesquisadores ainda lutam contra essas novas descobertas. Para compreender melhor este efeito, cientistas estão substituindo os ângulos de polarização em cenas subaquáticas com cores diferenciadas para ter uma noção melhor sobre o verdadeiro campo de visão das sépias.

O pesquisador Justin Marshall acrescentou: “Esta extraordinária descoberta indica que precisamos reexaminar como os seres subaquáticos enxergam. Sépias podem estar usando a luz polarizada assim como nós usamos as cores, o que significa que podemos estar em um novo caminho sobre a camuflagem subaquática, nos levando a novas descobertas”.

Ter, 21 de Fevereiro de 2012 20:24
Osmairo Valverde da redação de Brasília
fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/1451-as-sepias-possuem-visao-superpotente-enxergando-em-luz-polarizada

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página