Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sexta-feira

Dança de escaravelhos sobre as bolas de esterco serve para navegação

Na foto um escaravelho dançando em cima de sua bola de esterco. Esta atitude ajuda os escaravelhos a se localizarem.
Escaravelhos dançam em cima de bolas de esterco para ajudá-los a fugir de rivais tão rápido quanto possível, afirmam os cientistas.

Estes insetos constroem bolas de esterco para alimentar seus filhotes. Estranhamente, eles sobem em cima destas bolas e dançam em círculos, um mistério que a neuroetologista Emily Baird da Universidade de Lund na Suécia e seus colegas queriam resolver. "Meu interesse de pesquisa consiste em compreender como os animais com cérebros pequenos e poder de processamento reduzido, portanto, relativamente limitado, são capazes de se orientar e navegar através do mundo", Baird afirma. "Nosso objetivo é compreender as técnicas e mecanismos que os animais, como insetos, usam para superar as limitações do seu cérebro pequeno” conclui.

Para descobrir por que esses besouros ‘dançam’, os pesquisadores testaram os escaravelhos em uma fazenda na África do Sul. Eles foram colocados em caixotes cheios de terra, onde eles poderiam fazer e rolar bolas de esterco fresco. "Estamos muito felizes por que os escaravelhos são animais tão maravilhosos para trabalhar", disse Baird. "Mesmo quando em situações mais inusitadas, estes animais maravilhosos apenas continuam seu comportamento normal”.

Os escaravelhos rolam suas pilhas de esterco em linha reta - um feito notável, dado que eles fazem isso de frente para trás com a cabeça apontando para o chão. Essas linhas retas ajudam a garantir uma fuga, o mais rápido possível, de outros besouros que, ao invés de fazer a sua própria bola, preferem roubar as dos outros.

Eles descobriram que os escaravelhos muitas vezes afastaram suas bolas de esterco após encontro com obstáculos. Isto sugere que os insetos dançam para se orientar.

Cerca de metade dos besouros dançaram e corrigem seu curso de volta para sua direção original. No entanto, quando os túneis foram cobertos com papel preto, o que impedia os besouros de ver, apenas 14% não encontravam a direção cerca, sugerindo que eles dependiam de pistas visuais para se orientar durante suas danças.

No final do experimento, os pesquisadores usaram um espelho para refletir a imagem do sol na parte oposta do céu de onde estava originalmente. Após a posição do Sol mudado artificialmente, mais da metade dos besouros, mais da metade dos escaravelhos dançarem em sentido oposto.

Estes achados sugerem que os escaravelhos navegam de acordo com a posição de pistas do céu, como o sol. Eles sobem em cima de suas bolas de esterco para dar uma boa olhada para o céu, e se mover em um círculo para obter uma correção em seus rolamentos.

"Nossas descobertas são emocionantes, porque sugerem que os escaravelhos têm uma inteligência muito desenvolvida; utilizam técnicas robustas para orientação em um ambiente complexo e em constante mudança", disse Baird.

Um besouro de esterco tem menos de 0,0001% dos neurônios de um cérebro humano, mas é capaz de se orientar ao longo de uma linha reta utilizando dados e informações do céu.

Qua, 01 de Fevereiro de 2012 14:37
Paolla Arnoni
Baird e seus colegas detalharam suas descobertas na revista PLoS ONE.
fonte:http://jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1354%3Adanca-de-escaravelhos-sobre-as-bolas-de-esterco-serve-para-navegacao

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página