Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

domingo

Onças atacam e matam animais em pastos e assustam pecuaristas em Mato Grosso

Pecuaristas de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá, que ficam nas proximidades da Serra Tapirauã estão preocupados com os frequentes ataques de onça aos rebanhos. O que preocupa os produtores é que os casos estão cada vez mais frequentes e mais próximos das casas.

O pecuarista Eloir Vaz perdeu oito animais só neste ano, sendo que um dos ataques foi a 100 metros da residência onde estava o caseiro. Como medida de proteção, ele passou a prender os animais de sua fazenda todas as noites. “A onça pegou a mãe de um carneirinho, por exemplo, e agora ele tem que ficar preso e ser tratado com mamadeira”, disse o caseiro Pedro Pereira da Silva.

Os produtores estranham o fato de no último ano os cavalos terem se tornado o principal alvo dos felinos. O pecuarista Cláudio Roberto Custódio tirou fotos que mostram a violência do ataque a um de seus cavalos. “Todos os domingos e quartas-feiras vou dar comida aos animais e esses dias quando fui ver um dos meus cavalos estava morto. A onça não está dando só prejuízo, nós também estamos amedrontados. Tem os meninos pequenos que vão para a escola de madrugada. Onde eu passo para olhar o gado eu vejo rastros da onça”, enfatizou.

De acordo com os produtores, o que facilita o ataque do felino é o terreno da região, que trata-se de uma serra. “É o lugar em que ela [a onça] gosta de ficar. Ela pega os animais de surpresa, de madrugada e não tem como escapar. Quando ela não mata, faz um estrago grande”, frisou o criador de bovino, Irineu Antônio Vaz.

Apesar dos cuidados, depois dos ataques dificilmente os animais conseguem resistir. Segundo Irineu, nos animais que sobrevivem são aplicados anti-inflamatórios, antibióticos e antitetânicos, mas na maioria das vezes o animal não sobrevive. "Se o animal caiu, e depois que isso acontece é difícil levantar”, pontuou.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disse que ainda não recebeu nenhum comunicado acerca dos ataques e alertou os pecuaristas sobre a importância de informar o órgão para que os técnicos ajudem a resolver o problema, além do que matar o animal silvestre é crime.

fonte:http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=165822&codDep=3

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página