Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sábado

O crocodilo africano mais antigo já encontrado media 30 metros de comprimento

Cientistas da Universidade de Missouri fizeram uma incrível descoberta pré-histórica.

Um fragmento de crânio de tamanho considerável, recentemente descoberto, pertencia a uma espécie de crocodilo gigante. Este achado é diferente de qualquer coisa que os pesquisadores já encontraram.

O espécime - um pedaço de crânio fossilizado - descoberto há alguns anos, no sudeste de Marrocos - foi ‘redescoberto’ pelo biólogo evolucionário Casey Holliday. A descoberta remete a uma nova espécie apelidada de Aegisuchus witmeri e data o período Cretáceo, cerca de 95 milhões de anos atrás.

O crânio mostra solavancos, deixados pelos vasos sanguíneos, explica Holliday - junto com o coautor Nick Gardner - que provavelmente foram necessárias para a entrega de sangue a uma espessura grossa de pele no topo do crânio da criatura - uma característica fisiológica nunca antes vista em um crocodilo.

Análises do fragmento do crânio sugerem que esta criatura pré-histórica possuía aspecto “obeso”, o que era algo positivo para ele. Comparando o fragmento de crânio aos de várias outras espécies, Holliday e Gardner foram capazes de estimar que a cabeça da criatura media de 2,08-2,86 m de comprimento.

Medições com base em análises da fisiologia do crânio são propensas a erros significativos, mas mesmo que o crocodilo tivesse apenas nove metros de comprimento – ainda faria da nossa espécie encontrada o maior crocodilo da Terra. Questões importantes sobre as relações entre comprimento da cabeça e o comprimento do corpo em outras espécies de crocodilianos - incluindo aqueles que ainda não foram descobertos, está sendo amplamente debatido.

“Nós estamos encontrando crocodilos que comem plantas, que são terrestres e que possuem tamanhos e características exclusivas em seus crânios", explica Holliday em um vídeo divulgado pela Universidade de Missouri. Ele continua: “Assim, com todos estes novos fósseis, constatamos que os crocodilos evoluíram em uma diversidade surpreendente de forma craniana o que sugere que o Mesozóico não foi realmente uma era dos dinossauros, como nós realmente gostaríamos de pensar que era, mas na verdade era a era dos crocodilos”.

As descobertas dos pesquisadores foram publicadas na última edição da revista PLoS ONE.

Sex, 03 de Fevereiro de 2012 23:32
Paolla Arnoni
fonte:http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1362%3Ao-crocodilo-africano-mais-antigo-ja-encontrado-media-30-metros-de-comprimento

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página