Cientistas da Universidade de Missouri fizeram uma incrível descoberta pré-histórica.
Um fragmento de crânio de tamanho considerável, recentemente descoberto, pertencia a uma espécie de crocodilo gigante. Este achado é diferente de qualquer coisa que os pesquisadores já encontraram.
O espécime - um pedaço de crânio fossilizado - descoberto há alguns anos, no sudeste de Marrocos - foi ‘redescoberto’ pelo biólogo evolucionário Casey Holliday. A descoberta remete a uma nova espécie apelidada de Aegisuchus witmeri e data o período Cretáceo, cerca de 95 milhões de anos atrás.
O crânio mostra solavancos, deixados pelos vasos sanguíneos, explica Holliday - junto com o coautor Nick Gardner - que provavelmente foram necessárias para a entrega de sangue a uma espessura grossa de pele no topo do crânio da criatura - uma característica fisiológica nunca antes vista em um crocodilo.
Análises do fragmento do crânio sugerem que esta criatura pré-histórica possuía aspecto “obeso”, o que era algo positivo para ele. Comparando o fragmento de crânio aos de várias outras espécies, Holliday e Gardner foram capazes de estimar que a cabeça da criatura media de 2,08-2,86 m de comprimento.
Medições com base em análises da fisiologia do crânio são propensas a erros significativos, mas mesmo que o crocodilo tivesse apenas nove metros de comprimento – ainda faria da nossa espécie encontrada o maior crocodilo da Terra. Questões importantes sobre as relações entre comprimento da cabeça e o comprimento do corpo em outras espécies de crocodilianos - incluindo aqueles que ainda não foram descobertos, está sendo amplamente debatido.
“Nós estamos encontrando crocodilos que comem plantas, que são terrestres e que possuem tamanhos e características exclusivas em seus crânios", explica Holliday em um vídeo divulgado pela Universidade de Missouri. Ele continua: “Assim, com todos estes novos fósseis, constatamos que os crocodilos evoluíram em uma diversidade surpreendente de forma craniana o que sugere que o Mesozóico não foi realmente uma era dos dinossauros, como nós realmente gostaríamos de pensar que era, mas na verdade era a era dos crocodilos”.
As descobertas dos pesquisadores foram publicadas na última edição da revista PLoS ONE.
Sex, 03 de Fevereiro de 2012 23:32
Paolla Arnoni
fonte:http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1362%3Ao-crocodilo-africano-mais-antigo-ja-encontrado-media-30-metros-de-comprimento
0 comentários:
Postar um comentário