Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

Novo adesivo inspirado em lagartixas suporta até 300 kg

Uma equipe da Universidade de Massachusetts, financiada pela DARPA, inventaram um adesivo inspirado na pele das lagartixas, suportando com segurança 300 kg sobre uma superfície plana.

Com este adesivo você pode fixar facilmente sua TV de plasma de 42 polegadas em sua parede, sem precisar furá-la com parafusos. As lagartixas maravilham os biólogos há anos, porque seus pés podem produzir uma força adesiva equivalente a 4 kg, apesar de seus corpos pesarem, em média, apenas 140 gramas. O animal não escorrega, nem mesmo quando anda inclinado nas paredes ou passando pelo teto de cabeça pra baixo.

“Surpreendentemente, os pés da lagartixa podem ser colados e descolados facilmente, sem resíduos pegajosos na superfície”, diz o biólogo Duncan Irschick. Ele é um morfologista funcional que estudou por mais de 20 anos as habilidades que as lagartixas têm em se agarrarem nas paredes, fornecendo seu vasto conhecimento para o projeto.

Centenas de cientistas já tentaram copiar as propriedades das patas da lagartixa ao redor do mundo, mas os esforços anteriores de produzir um adesivo com propriedades idênticas, baseando-se apenas em pêlos microscópicas de suas patas, não deram certo.

Cada milímetro quadrado da pata de uma lagartixa contém cerca de 14.000 cerdas de pelos, com as quais ela usa para se agarrar nas paredes. Ao contrário de uma lesma que não utiliza esse mecanismo, apenas deslizando sobre líquidos ou fluidos.

Copiar estas cercas nunca foi uma tarefa que tenha dado fruto. O biólogo Irschick calcula que há mais do que apenas cercas: um pé de lagartixa tem vários elementos que interagem – incluindo tendões, ossos e pele – que trabalham juntos para produzir a adesão mágica.

Assim, a equipe de cientistas não fixou seus esforços apenas nas cerdas, mas também no formato dos ossos e tendões. Os pesquisadores fizeram um adesivo integrado com uma almofada macia, com tecido bem duro. Isto permite que a almofada maximize o contato com a parede. Em seguida, a pele sintética de lagartixa revestiu este tecido da almofada, imitando a rigidez das patas, permitindo liberdade de rotação.

O dispositivo final é de cerca de 40 centímetros quadrados, e pode suportar um peso máximo de 300 kg ao aderir uma superfície lisa, tal como o vidro. Dando um puxão leve, o adesivo consegue se soltar da parede sem deixar nenhum tipo de resíduo. O produto pode ser utilizado várias vezes sem perder sua eficácia.

“Nosso projeto para a pele sintética de lagartixa mostra o verdadeiro poder da evolução para o projeto sintético inspirado em animais, podendo ajudar o ser humano em muitas maneiras”, comenta Irschick.

Ter, 21 de Fevereiro de 2012 16:15
Osmairo Valverde da redação de Brasília
fonte:http://www.jornalciencia.com/tecnologia/biotecnologia/1450-adesivo-de-pele-de-lagartixa

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página