Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

segunda-feira

Sapos com grande quantidade de parasitas são mais resistentes contra vírus


Os parasitas parecem ser inimigos de várias espécies, mas grandes amigos dos sapos, é o que revela uma pesquisa recente.

A grande diversidade de parasitas que acometem os anfíbios provoca uma diminuição no desenvolvimento de algumas doenças. “Coletivamente, os nossos resultados ilustram a importância de considerar o papel oculto da diversidade parasitária em prevenir doenças”, disse o pesquisador Pieter Johnson, da Universidade do Colorado, em um comunicado oficial.

“Embora nosso estudo seja apenas com anfíbios, há ampla evidência para sugerir processos semelhantes em humanos e outros animais”, comentou.

Os cientistas estão preocupados sobre como as alterações na biodiversidade de parasitas afetam os riscos de doenças infecciosas em seres humanos e animais selvagens. Traçar as relações entre parasitas e anfíbios é importante, pois poucos estudos examinaram a influência da diversidade parasitária sobre alguns tipos de doenças. Segundo Johnson, os anfíbios são os animais em maior declínio populacional no mundo, devido a atividades humanas.

A pesquisa revelou que rãs que conviviam com 6 parasitas em seus organismos tiveram 42% menos infecções do que rãs expostas a apenas um tipo de parasita.

O estudo foi publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences. Segundo os cientistas, os dados apontam que uma maior quantidade de parasitas no organismo, maior é a proteção contra algumas doenças. A teoria seria de que, muitos parasitas diferentes, competiriam entre si, melhorando a capacidade do sistema imunológico para resistir a ataques de patógenos virulentos.

Segundo dados oficiais, 40% de todas as espécies de anfíbios do mundo estão em declínio populacional e mais de 200 foram extintas desde 1970.

Seg, 21 de Maio de 2012 19:03
Osmairo Valverde da redação de Brasília
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página