Não se sabe o que assusta mais na aranha: se são as oito pernas cabeludas, ou se são aqueles montes de olhos fixos e escuros. Mas por que as aranhas têm tantos olhos? Estudando as aranhas saltadoras, um tipo de aranha que não faz armadilhas para suas presas, e sim as caça ativamente, os cientistas estão descobrindo alguns dos segredos por trás daqueles olhos negros.
Para o estudo, os pesquisadores capturaram várias aranhas da espécie Phidippus audax, e usaram uma tinta laranja e verde para cegar seus olhos aos pares (a tinta foi removida depois do experimento).
Em 16 das aranhas, os olhos principais foram cobertos. Em 14 aranhas, o par lateral anterior. Outras 16 aranhas foram deixadas com os olhos livres de tintas. O teste era simples: a aranha era colocada em uma caixa sobre um iPod touch. Sobre a tela havia um ponto escuro. Quando a aranha olhava em direção à tela, os pesquisadores rodavam um programa que fazia o ponto expandir rapidamente (como se estivesse vindo em direção da aranha) ou então se contraia (como se algo estivesse fugindo da aranha).
Quando a aranha detectava o “movimento”, reagia rapidamente, ou saltando para longe, ou então levantando duas patas em uma posição defensiva.
Analisando as respostas das aranhas, os cientistas chegaram à conclusão que o par de olhos principais serve para ver cores e detalhes, e o par anterior de olhos laterais tem a função de perceber movimentos em direção à aranha.
Os insetos têm olhos compostos, com múltiplas lentes e diferentes áreas dos olhos com diferentes funções. A divisão de tarefas pelos pares de olhos foi a resposta evolutiva encontrada pela aranha para ter as mesmas funções.
As pesquisas para entender como os olhos das aranhas funcionam e como elas veem o mundo prosseguem. O próximo passo será utilizar um sistema de vídeo para analisar como os olhos principais das aranhas reagem às cores e para onde elas olham. Talvez algum dia tenhamos uma imagem bastante próxima de como a aranha vê o mundo. [LiveScience]
fonte:http://hypescience.com/por-que-as-aranhas-tem-tantos-olhos/
Por Cesar Grossmann em 6.11.2012 as 23:00
0 comentários:
Postar um comentário