Elas são, certamente, as mais desprezadas do mundo dos insetos, por viverem em condições insalubres.
É comum que a primeira reação das pessoas seja pisar ou matar ao ver uma barata em sua frente. Mas, e se todas as pessoas matassem todas as espécies de baratas do mundo?
É claro que as coisas não são tão simples assim. Os biólogos dizem que elas são essenciais para o equilíbrio do delicado ecossistema global.
De acordo com Srini Kambhampati, professor e presidente do departamento de biologia na Universidade do Texas, o desaparecimento das baratas poderia destruir a fluidez do ciclo do nitrogênio.
Kambhampati afirmou ao Huffington Post: “A maior parte da alimentação das baratas possui matéria orgânica em decomposição, o que retém grande quantidade de nitrogênio. A alimentação das baratas tem efeito de liberação de nitrogênio em suas fezes, penetrando no sono, sendo usado posteriormente pelas plantas”.
“Em outras palavras, a extinção das baratas teria um grande impacto sobre a saúde das florestas e, portanto, indiretamente em todas as espécies que vivem lá”.
O professor alertou que existem de 5.000 a 10.000 espécies de baratas também importantes como fonte de alimentos para muitos pássaros e pequenos mamíferos como os ratos.
Por sua vez, estes predadores são em si vulneráveis para outros, como gatos, coiotes, lobos e répteis, bem como águias e outras aves de rapina.
Qualquer corte no número de baratas pode ter efeito cascata sobre o bem-estar de todas as espécies que dependem delas, podendo ter efeito devastador sobre a fauna mundial.
Evidentemente, não existem chances de uma extinção de todas as baratas do planeta (para a infelicidade de algumas pessoas), pelo menos não em breve.
fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/1822-a-importancia-das-baratas-para-o-ecossistema
Ter, 26 de Junho de 2012 12:09
Osmairo Valverde da redação de Brasília
0 comentários:
Postar um comentário