Os ornitorrincos (Ornithorhynchus anatinus), como muitos já sabem, são animais com características bem peculiares. Parecem répteis, com bico e patas de aves, mas na verdade, são mamíferos.
Entretanto, novas descobertas demonstram que suas peculiaridades vão além de suas características morfológicas. É um animal nativo da Austrália, pertencente a um grupo primitivo de mamíferos, os monotrématos, juntamente com apenas outras duas espécies sobreviventes.
Eles possuem 26 pares de cromossomos no total, mas há muito que os investigadores estavam confusos em relação há quais deles seriam autossômicos e quais seriam sexuais.
Sabe-se que, em aves, os cromossomos ZZ/ZW determinam o sexo dos indivíduos. Enquanto isso, nos mamíferos, são os cromossomos XX/XY que realizam esta determinação.
Durante a pesquisa, os cientistas encontraram nos ornitorrincos 10 cromossomos sexuais. Desses 10, uma parte seria semelhante aos cromossomos X e Y dos mamíferos, e a outra parte semelhante aos cromossomos Z e W de aves.
Até então, acreditava-se que os processos de determinação de sexo de aves e mamíferos tinham ocorrido independentemente. Mas, por causa desta combinação encontrada no ornitorrinco, a sugestão é que os dois sistemas sexuais – de aves e mamíferos – podem ser, na verdade, relacionados. “Os cromossomos sexuais de mamíferos podem ter co-evoluído com os das aves, e os cromossomos do ornitorrinco parecem ser a chave para esclarecer isso”, afirma o professor Marilyn Renfree, da Universidade de Melbourne.
Sáb, 24 de Setembro de 2011 20:08
Anna Carolina Milo
0 comentários:
Postar um comentário