Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

Nova espécie antiga de peixe predador é descoberta

A Academia de Ciências Naturais anunciou a descoberta de uma nova espécie de grandes peixes predadores que viviam em antigos rios da América do Norte durante o período Devoniano, antes dos vertebrados existirem na terra.

Os doutores Edward Daeschler e Jason Downs, da Universidade de Harvard nomearam o novo habitante do devoniano como Laccognathus embryi, na edição do Journal of Vertebrate Paleontology. O peixe de 375 milhões de anos foi descoberto pelo mesmo grupo de pesquisadores que descobriu o Tiktaalik roseae, um animal considerado o como um link entre os peixes e os primeiros animais com membros.

O fóssil da nova espécie foi encontrado no mesmo local que o Tiktaalik, na ilha de Ellesmere, no território Nunavut, no Ártico do Canadá. O período devoniano esta compreendido entre 416 milhões e 359 milhões de anos atrás, é frequentemente descrito com a idade dos peixes, por conta da rica variedade de formas aquáticas que povoaram os mares antigos, lagoas e córregos. Esta espécie é um peixe de nadadeiras lombadas, cujo parente vivo são os peixes pulmonados, e que chegava a medir cerca de 5 a 6 metros de comprimentos e tinha uma cabeça larga com olhos pequenos e mandíbulas robustas com fileiras de grandes dentes perfurantes.

Os pesquisadores deram o nome Laccognathus embryi, em homenagem ao Dr. Ashton Embry, um geólogo canadense, cujo trabalho nas ilhas do Ártico abriu caminhos para explorações paleontológicas. Este peixe anteriormente era conhecido na Europa e a descoberta do Laccognathus embryi na América do Norte confirma a ligação direta do continente Norte Americano e Europeu durante o período devoniano.

A pesquisa foi financiada pela National Science Foundation e da National Geographic Society que contou também com a colaboração dos doutores Farish Jenkins Jr. da Universidade de Harvard E Neil Shubin, da Universidade de Chicago.
Qua, 14 de Setembro de 2011 17:25
Da redação de Brasília

http://www.jornalciencia.com/




Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página