Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

Rondônia investe na rastreabilidade do tambaqui

O projeto, inédito no país, busca aprimorar a qualidade da principal espécie de peixe disponível no estado e garantir a qualidade para o mercado


por Globo Rural On-line
Sebrae/RO
Trabalho inédito no Brasil permitirá a identificação genética do tambaqui

Produzindo cerca de 15 mil toneladas de tambaqui, Rondônia está desenvolvendo um projeto que busca a melhoria do plantel de matrizes da espécie, para evitar a consanguinidade e fornecer alevinos de melhor qualidade com origem conhecida para o mercado.

Em conjunto com o grupo de pesquisa PeixeGen, da Universidade de Maringá (UEM), o Sebrae em Rondônia iniciou uma pesquisa inédita no Brasil de identificação genética de reprodutores de tambaqui. Há dois anos, o projeto Rastreabilidade do Tambaqui de Rondônia foi lançado, sob o comando do professor Danilo Streit, coordenador do grupo de pesquisa Aquam, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O estudo avaliou alevinos com origem genética conhecida, estocados em tanques sem renovação de água. Os animais estocados (com identidade genética conhecida) foram identificados com microchip para acompanhamento individual, pesados e medidos todos os meses, com coleta de sangue para acompanhamento do estado fisiológico.

Agora, serão abatidos e processados por equipe especializada da Escola Superior Luís de Queiroz, da Universidade do Estado de São Paulo (Esalq-USP). Os filés dos peixes serão transportados para a Esalq, para posterior análise e qualidade nutricional dos animais que foram produzidos. De acordo com o coordenador do projeto, as informações obtidas até agora são positivas. O modelo foi desenvolvido para ser aplicado na produção do tambaqui para pequenos e médios produtores.
http://revistagloborural.globo.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página