Por Mariana Viktor
Há três motivos para os gatos vomitarem, digamos… normalmente:
1. Banho de língua
Eles se lambem demorada e vagarosamente todos os dias, em geral após as refeições. Tanto zelo tem uma razão instintiva: tirar o cheiro de comida do corpo para não atrair predadores. Só que o bichano termina engolindo muitos pelos mortos, que, por não serem digeridos, acabam sendo vomitados (em forma de charutinho de pelo). Dê uma força escovando o miau todo dia, principalmente no início da primavera, quando o subpelo de inverno começa a cair. Mas se ele passa o dia se lambendo e até arranca pelos com os dentes, isso é sinal de estresse.
2. Depois de comer grama
A grama induz o vômito e os gatos sabem disso. Logo, quando precisam vomitar, eles comem grama!
3. Por gula
Gatos que comem muita ração seca de uma vez e logo depois bebem “litros” d’água tendem a vomitar em seguida. É que a água faz a ração dobrar de tamanho dentro do estômago, que costuma “ser menor que o olho” do bichano guloso. Dica: deixe ração seca sempre à disposição. Por incrível que pareça, isso evitará que ele se empanturre de uma só vez – ele faz isso porque instintivamente tem medo de que a comida venha a faltar.
4. Por alergia alimentar
Ele não come muito de uma só vez e não há sinal de pelo no vômito? Experimente mudar (gradualmente) a marca da ração e veja se resolve.
Mas atenção: se ele tem vomitado diariamente e até várias vezes por dia, leve o gato para consultar o veterinário!
http://mdemulher.abril.com.br
0 comentários:
Postar um comentário