Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quarta-feira

Rainha-cupim clona a si mesma


Mesmo reis e rainhas que têm seis pernas e vivem no subsolo não estão imunes às maquinações reais. Em uma espécie de cupins asiáticos, a rainha-cupim opta por deixar seus companheiros fora de cena quando é hora de produzir uma sucessora. Elas simplesmente clonam a si mesmas para fazer novas rainhas. Para manter genes do rei à distância, a rainha faz ovos especiais que não têm entradas para espermatozóides – todas as pontes levadiças são puxadas para cima.

A vida dos cupins Reticulitermes speratus é digna de uma série da HBO. A história começa quando uma nova colônia é fundada por um único par de cupins, o rei-cupim e a rainha-cupim. Eles acasalam da forma habitual e preenchem a colônia com os trabalhadores, os seus descendentes. Ninguém reproduz exceto o casal real. Todos neste reino humilde de sujeira conhecem seus lugares.
A rainha pode viver por mais de 11 anos, e conforme ela envelhece, a ordem das coisas começa a ficar enlameada. Novas rainhas em treinamento aparecem ao longo da colônia e começam a produzir seus próprios filhotes. Quem é o pai? O rei, mas ele não está cometendo incesto com suas filhas; não é esse tipo de drama. As rainhas secundárias são essencialmente clones da mãe, feitas a partir de seus ovos sem qualquer esperma.

Este nascimento “virgem” é chamado partenogênese. Ele é usado por muitos insetos e, ocasionalmente, por alguns lagartos, tubarões e outros vertebrados. As filhas sem pai da rainha-cupim não são clones verdadeiros, porque elas não têm o complemento genético exato de sua mãe. Metade dos genes da mãe vão para o ovo, e esses genes são duplicados para compensar a contribuição de esperma em falta.
Gradualmente, essas “rainhas secundárias” assumem a reprodução na colônia de sua mãe. Não é um sistema que deva deixar o rei muito satisfeito. Clonando a si mesma, a rainha encolhe o legado genético do rei. Então como é que ela consegue fazer isso e escapar incólume?

Os cientistas descobriram a estrutura de sucessão real do Reticulitermes speratus em 2009, mas a forma como rainhas faziam filhas sem pai permanecia um mistério. O corpo da fêmea do cupim armazena o esperma de seu companheiro e despeja um pouco em cada ovo quando eles são colocados, por isso parecia não haver maneira de evitar a fecundação.
Os pesquisadores Toshihisa Yashiro e Kenji Matsuura, da Universidade de Kyoto, no Japão, acreditam ter encontrado a resposta.
Normalmente, o esperma entra em um ovo do Reticulitermes speratus através de pequenos túneis chamados micropyles, que ficam na superfície do ovo. Os investigadores recolheram ovos de 60 colônias de cupins e descobriram que os números desses túneis variou muito. Em média, havia cerca de 9 micropyles por ovo, mas outros ovos tinham até 33, e alguns tinham apenas um.

Cada um destes ovos desenvolveu um embrião contendo DNA tanto da rainha quanto do rei, Yashiro e Matsuura descobriram. Mesmo com apenas um ponto de entrada, os espermatozóides puderam encontrar o seu caminho.
Mas, em várias colônias, os cientistas também descobriram ovos sem micropyles. As pontes foram fechadas e lacradas. Dentro destes ovos impenetráveis, os cientistas descobriram embriões com DNA apenas da rainha. Nestes estavam as futuras rainhas.
As rainhas jovens não precisam pensar em substituir a si mesmas. Assim, quando os cientistas examinaram os ovos de rainhas de diferentes idades, eles descobriram que os ovos de jovens rainhas-cupim possuíam micropyles. Somente rainhas que estavam envelhecendo produziam os ovos selados. Com o tempo de sua sucessão se aproximando, elas começam a deixar de fora o esperma e preencher a colônia com suas filhas escolhidas.
“Nós ficamos surpresos porque isso é exatamente o que prevíamos”, diz Matsuura. “É um sistema muito inteligente.” Matsuura diz que existem certas células responsáveis por formar micropyles, e a rainha produz menos dessas células conforme envelhece. Mesmo com o rei ao seu lado, isso significa que ela pode controlar a reprodução sexuada e assexuada e não há nada que ele possa fazer a respeito.
Os cientistas dizem que, uma vez que ela passa o controle para suas filhas a partir da partenogênese, a rainha fundadora pode ser considerada geneticamente imortal até a colônia morrer.

Vídeo: Veja Uma Abelha-Rainha “Mandando Ver” Em Pleno Voo

fonte:http://hypescience.com/rainha-cupim-clona-si-mesma/
por Jéssica Maes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página