Animal foi atingido por um dardo de tranquilizante nesta manhã de terça.
Segundo especialista, ela pode ter escapado de uma mata de eucaliptos.
Onça capturada em Mogi Guaçu (SP) pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Robert Douglas)
A onça que invadiu um hospital em Mogi Guaçu (SP) na madrugada desta terça-feira (8) foi capturada quando estava em cima de uma árvore nos arredores da unidade médica. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a corporação, a Polícia Militar e três funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fizeram o cerco do animal, que é um macho.
De acordo com os bombeiros, a onça foi levada para o Zoológico de Paulínia (SP), onde receberá cuidados, já que machucou uma das patas durante a fuga. A analista ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues, estava presente na captura e contou detalhes ao G1. “Quando ela subiu na árvore, o veterinário que esta junto com a nossa equipe lançou um dardo tranquilizante. Logo depois ela ficou desacordada e nos fizemos a captura”, contou.
Segundo Márcia, o animal pode ter escapado de uma mata de eucaliptos que pertence a uma indústria de papel. A analista ambiental também explicou que a onça capturada tinha dois anos e meio e que nessa idade elas ficam sem a mãe e procuram território. “Esse foi o motivo da fuga dela, ela ficou sem a mãe e estava sem um local para viver, por isso invadiu o hospital”, afirmou.
Márcia também explicou que a onça não oferecia risco nenhum para a população e que eles não têm informações de que esse tipo de animal seja violento. “Onça é um animal tímido, mas não ataca ninguém, só se ficar muito acuada”. Além disso, ela afirmou que por conta dessa mata de eucaliptos muitos animais estão invadindo áreas urbanas. A onça vai ficar dois dias no zoológico de Paulínia para se recuperar e depois os funcionários do ICMBio vão estudar uma reserva ambiental para enviar o animal.
O caso
Uma onça surpreendeu os funcionários do Hospital São Francisco na madrugada desta terça-feira , em Mogi Guaçu. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela invadiu o local por volta das 3h e ficou deitada em um gramado na parte de dentro da unidade, próximo ao laboratório. O corpo de bombeiros e a Polícia Militar foram acionados, isolaram a área e ficaram observando a movimentação do animal.
A recepcionista do hospital Valéria Magioli afirmou que é a primeira vez que aparece um animal deste porte no local. “Nós chegamos aqui e nos assustamos muito, vimos polícia, bombeiros, achamos que era um acidente em alguma das áreas do hospital”, contou.
Onça ficou acuada em árvore antes de ser capturada. (Foto: Robert Douglas/PM Mogi Guaçu)
fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/01/onca-que-invadiu-hospital-em-mogi-guacu-sp-e-capturada-em-arvore.html
0 comentários:
Postar um comentário