Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

terça-feira

As 12 salamandras mais bonitas do mundo

 



Que as salamandras são um bicho interessante e muito fofo ninguém duvida. Mas quantas espécies você realmente conhece e o que sabe sobre esses bichinhos?


As salamandras têm seus olhos “arregalados” porque não têm pálpebras – em vez disso, elas possuem uma membrana transparente que cobre seus olhos. Algumas delas possuem habilidades especiais, como liberar uma mistura de fezes e outras substâncias com um cheiro horrível para afastar predadores ou então soltar a sua cauda para distrair um predador enquanto dá no pé (a cauda se regenera depois).
Confira as mais bonitas espécies de salamandra e conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

1. A salamandra mediterrânea doméstica



Também conhecida como “salamandra turca” o bichinho, como você pode perceber pela foto, é do tamanho de um dedo. Seus hábitos são totalmente noturnos e ela gosta de morar em áreas fresquinhas e escuras das casas – o que é muito vantajoso já que ela gosta de se alimentar de baratas e de mariposas, então pode manter o ambiente limpo para você.

2. Salamandras douradas

Essas criaturinhas vivem em Madagascar e, ao contrário da maioria das salamandras, seus hábitos são noturnos. Você pode identificá-las pelas três manchas em suas costas e pela mancha azul que circula seus olhos. Elas se alimentam de várias coisas, incluindo néctar e pequenos lagartos.

3. Madagascarense

Também vive em Madagascar, como diz seu nome. Gosta de ficar pendurada em árvores e é a maior das salamandras de hábitos diurnos tendo, em média, 23 centímetros de comprimento. Alimenta-se de insetos, néctar e de frutas.

4. Salamandra anã de cabeça amarela

Elas vivem em pequenos grupos em algumas partes da África, como a Tanzânia, e são mais comuns em florestas de bambu. Adoram tomar banho de sol, mas se forem interrompidas, se escondem rapidamente nas fendas dos bambus. Emitem um som parecido com o do sapo e, normalmente, elas não têm mais do que cinco centímetros de comprimento.

5. Salamandra verde

Nativas da Nova – Zelândia, seus hábitos são diurnos. Elas são sempre verdes por fora, mas suas bocas podem variar de tonalidade (podem ser laranja, azul, vermelha, negra ou amarela). Gostam de viver em árvores e usam suas caudas para se pendurar, como se fosse uma quinta pata.

6. Salamandra-maravilha

Elas realmente merecem o apelido. São encontradas nas áreas desérticas do Oriente Médio e possuem pele muito delicada (encostar nelas pode fazer com que elas, literalmente, percam pedaços de pele). No entanto, elas também respiram pela pele. São ativas durante a noite e durante o dia, escondem-se em buracos profundos cavados na areia.

7. Salamandra gato

Ela ganhou esse nome por dormir enrolada com sua cauda, como um gato. É encontrada na Tailândia, Singapura e na Indonésia. Suas patas não tem superfície aderente ou “almofadinhas” como as das outras salamandras, mas elas preferem viver em árvores usando suas pequenas garras para se segurar.

8. Salamandra doméstica – Lagartixa

Temos certeza de que você conhece esse bichinho. Agora, se você não gosta que eles visitem a sua casa, é melhor pensar duas vezes antes de expulsá-los – eles podem expulsar (ou simplesmente exterminar) aranhas, moscas e outros insetos. É uma das espécies conhecidas por deixar sua cauda para trás quando assustada.

9. Salamandra de cauda azul

Essa é uma das mais incríveis salamandras da lista. Ela é encontrada nas Ilhas Maurício e tem hábitos tanto noturnos quanto diurnos. Apenas os machos apresentam essa coloração chamativa – as fêmeas são verdes e os machos mais submissos são de um azul bem mais fraco. Então o garotão acima é um macho dominante e saudável. Diferente de outras salamandras, essas podem ser bem agressivas contra os membros de sua própria espécie.

10. Salamandra pintada

Apesar de sabermos que elas vivem na Austrália e que a salamandra acima é uma fêmea, pouco se sabe sobre essa espécie – além de sua aparência, obviamente bonita.

11. Rhacodactylus

Nativa das Ilhas Caleidônia, é uma salamandra arbórea e noturna. Também é conhecida como Salamandra Cristada, por ter uma crista que se estende desde o meio dos seus olhos até o fim de suas costas.

12. Salamandra Tokay (1a.foto dessa publicação)

Talvez a mais fofa salamandra da lista – seu nome, “tokay”, vem dos sons que elas emitem. É outra espécie noturna e arbórea, que vive em grandes alturas. Também é conhecida como o pit-bull das salamandras, por ser muito teimosa: se ela morder seu dedo, por exemplo, pode demorar mais de uma hora para resolver soltar-se. [EnvironmentalGraffiti]


fonte:http://hypescience.com/as-12-salamandras-mais-bonitas-do-mundo/ 
por Luciana Galastri Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página