Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sexta-feira

Encontrado besouro que possui cristais em suas asas parecidos com diamantes

Cientistas encontraram um tipo de besouro que possui uma ornamentação extremamente incomum.

Chamado de “bicudo do diamante”, este inseto possui verdadeiras “jóias” dentro de minúsculos orifícios em suas asas. Os biólogos estão fascinados pelo seu poder brilhante.

A análise de microscopia eletrônica de varredura mostrou que os cristais de suas asas são geométricos com estruturas muito parecidas ao dos diamantes naturais. Sua forma é um emaranhado complexo formado por quitina, um polissacarídeo que entra na composição de exoesqueletos de artrópodes.

O pesquisador dos cristais, Wilts Bodo, da Universidade de Groningen, comentou que o design de cada cristal está além de qualquer estrutura já criada pelos humanos em joalherias. “É um tipo de rede cúbica. Ele tem a mesma simetria que os diamantes, mas em vez de ser feita de átomos de carbono, é uma estrutura complicadíssima feita a partir de redes de quitina e ar. Isso vai além da ciência conhecida sobre os cristais”, comentou ao britânico Daily Mail.
Imagem de microscopia evidenciando as estruturas cristalinas. Foto: Divulgação

Os seres humanos são limitados na construção de estruturas cristalinas. O tipo de cristalização produzida por este inseto é tão complexa que foge completamente da nossa capacidade em reproduzi-la, mesmo usando a mais avançada tecnologia.


Qui, 22 de Dezembro de 2011 17:15
Osmairo Valverde da redação de Brasília
fonte:http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1231%3Aencontrado-besouro-que-possui-cristais-em-suas-asas-parecidos-com-diamantes

Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página