Cientistas encontraram um tipo de besouro que possui uma ornamentação extremamente incomum.
Chamado de “bicudo do diamante”, este inseto possui verdadeiras “jóias” dentro de minúsculos orifícios em suas asas. Os biólogos estão fascinados pelo seu poder brilhante.
A análise de microscopia eletrônica de varredura mostrou que os cristais de suas asas são geométricos com estruturas muito parecidas ao dos diamantes naturais. Sua forma é um emaranhado complexo formado por quitina, um polissacarídeo que entra na composição de exoesqueletos de artrópodes.
O pesquisador dos cristais, Wilts Bodo, da Universidade de Groningen, comentou que o design de cada cristal está além de qualquer estrutura já criada pelos humanos em joalherias. “É um tipo de rede cúbica. Ele tem a mesma simetria que os diamantes, mas em vez de ser feita de átomos de carbono, é uma estrutura complicadíssima feita a partir de redes de quitina e ar. Isso vai além da ciência conhecida sobre os cristais”, comentou ao britânico Daily Mail.
Imagem de microscopia evidenciando as estruturas cristalinas. Foto: Divulgação
Os seres humanos são limitados na construção de estruturas cristalinas. O tipo de cristalização produzida por este inseto é tão complexa que foge completamente da nossa capacidade em reproduzi-la, mesmo usando a mais avançada tecnologia.
Qui, 22 de Dezembro de 2011 17:15
Osmairo Valverde da redação de Brasília
fonte:http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1231%3Aencontrado-besouro-que-possui-cristais-em-suas-asas-parecidos-com-diamantes
0 comentários:
Postar um comentário