China é palco de mais uma descoberta fantástica, um novo pterossauro.
Um novo pterossauro, Jianchangnathus robustus, do grupo Schaphognathidae do Jurássico Médio da Formação Tiaojishan, da Província de Liaoning, nordeste da China foi recentemente nomeado e descrito. A pesquisa foi publicada no periódico Historical Biology e contou com a participação do brasileiro Prof. Dr. Alexander Kellner, do Museu Nacional/UFRJ.
O espécime de Jianchangnathus é baseado em um esqueleto incompleto com crânio e está depositado no Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia (Academia Chinesa de Ciências), Beijing, China.
A nova espécie mostra diversas características com o não-pterodactilóide Scaphognathus dos depósitos do Jurássico Superior do sul da Alemanha. O novo táxon chinês difere de Fenghuangopterus lii, proveniente do mesmo depósito, e foi considerado pelos autores como Scaphognathidae, principalmente pelo número alto de dentes e várias proporções dos elementos da asa.
Aparência de Scaphognathus em imagem artística, pterossauro relacionado Jianchangnathus. Foto: Dewlap
A descoberta de Jianchangnathus demonstra a grande diversidade na fauna de pterossauros da região chinesa de Linglongta dominada por não-pterodactilóides do grupo Wukongopteridae.
Qua, 14 de Dezembro de 2011 09:44
Hebert Bruno Campos hebert_campos@hotmail.com
fonte:http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1197%3Anovo-dinossauro-encontrado-na-china-contou-com-participacao-de-pesquisador-brasileiro
0 comentários:
Postar um comentário