Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

Descoberto peixe primitivo africano que anda usando suas barbatanas

O lungfish Africano, Protopterus annectens, exibe seu comportamento primitivo em laboratório. Ele anda, usando suas barbatanas pelo chão do aquário.

Antes que os animais aquáticos começassem a migrar para a terra, alguns peixes evoluíram sua vida subaquática por meio de suas barbatanas usando-as para andarem sobre o chão. É o caso do Protopterus annectens que pode sustentar seu corpo no chão e se movimentar para frente utilizando “membros”, habilidade que se pensava corresponder apenas aos tetrápodes primitivos.

O pesquisador Neil Shubin, da Universidade de Chicago. Comenta: "Isso nos mostra - com o perdão do trocadilho - os passos que estão envolvidos na origem da caminhada". "O que notamos em um lungfish é um exemplo muito bom de como os peixes na água pode facilmente andar em um padrão muito parecido com um tetrápode.”

Os antepassados distantes dos seres humanos e todos os mamíferos, répteis, aves, anfíbios e outros tetrápodes, são peixes que eventualmente desenvolveram a capacidade de respirar em terra. Os peixes mais antigos que vivem na terra estão equipados com pulmões e são encontrados hoje na África, América do Sul e Austrália.

O lungfish em questão tem um corpo semelhante a uma enguia e um par de barbatanas traseiras com grande fragilidade.

Shubin comenta que "se me mostrassem o esqueleto desta criatura e me pedissem para fazer uma aposta sobre se ele anda ou não, eu teria apostado que não”.

Para descobrir o caminhar do lungfish, os pesquisadores projetaram um tanque especial na qual eles podiam gravar os movimentos do lungfish por uma câmera. Os vídeos revelaram o lungfish movimentando seus membros traseiros de uma só vez, para "andar", alternando os movimentos dos membros.

A pesquisadora Heather King, biólogo evolucionista da Universidade de Chicago, diz: “Emocionante e surpreendente que, mesmo com pequenas barbatanas, este lungfish é capaz de não só impulsionar a si me
smo, mas sustentar seu corpo”.

A história do lungfish torna animais de estimação populares entre os paleontólogos e anedotas e rumores circularam entre os cientistas há anos sobre andar, comportamento alegadamente visto nestes peixes estranhos. Para descobrir a verdade por trás dessas histórias, os pesquisadores projetaram outro tanque com câmera em todas as direções para gravar os movimentos do lungfish para análise em profundidade.

A capacidade do lungfish em apoiar seu corpo sobre seus membros magros pode ser auxiliada por seus pulmões cheios, sugerem os pesquisadores. "Isso mostra que é possível num meio aquático, você não precisa ter que se sustentar pela gravidade", disse Shubin

Esta descoberta pode redesenhar a rota evolutiva que a vida tomou da água para a terra. A adaptação de caminhar em terra poderia ter ocorrido milhões de anos antes dos tetrápodes desenvolverem membros e derem os primeiros passos, disse King. Esta descoberta fez os cientistas repensarem se há cerca de 380 milhões de anos, as pegadas foram feitas pelos tetrápodes primitivos. Elas poderiam ter sido criadas por outros tipos de peixe. As descobertas estão disponíveis na National Academy of Sciences pela internet.
Qua, 14 de Dezembro de 2011 10:06
Paolla Arnoni
fonte:http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1198%3Adescoberto-peixe-primitivo-africano-que-anda-usando-suas-barbatanas

Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página