Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

Garoto encontra vespa que combate aranha mortal da Austrália

Parente da viúva negra, aranha-das-costas-vermelhas é comum no país.
Espécie de vespa ficou 'esquecida' por 200 anos, dizem cientistas.

Um garoto encontrou uma vespa que pode ajudar a combater uma das mais perigosas espécies de aranha da Austrália: a venenosa aranha-das-costas-vermelhas (Latrodectus hasseltii), parente da viúva negra e endêmica no país. O aracnídeo possui um veneno poderoso que causa dor intensa em seres humanos, às vezes durando mais de 24 horas.

A vespa, da espécie Agenioideus nigricornis, é menor do que a aranha, mas possui um ferrão com veneno que paralisa o aracnídeo. Ela, então, leva a vítima para seu ninho e bota um ovo sobre seu corpo. A aranha permanece viva, mas imobilizada, e é devorada pela larva da vespa após o ovo eclodir.

Vespa aplica ferroada em aranha-das-costas-vermelhas, na Austrália (Foto: Universidade de Adelaide/Divulgação)

O estudante australiano Florian Irwin, na época com 9 anos, observou a vespa carregando a aranha para seu ninho e, junto com seu pai, fotografou o ocorrido e guardou os espécimes.

O pai de Florian, Peter Irwin, é professor da Universidade de Murdoch, na Austrália, e entrou em contato com instituições científicas para obter mais informações sobre o achado.

Florian Irwin encontrou a vespa atacando uma das aranhas mais venenosas da Austrália (Foto: Universidade de Adelaide/Divulgação)

Após serem contatados, pesquisadores da Universidade de Adelaide estudaram o caso e confirmaram o comportamento predador da Agenioideus nigricornis. Eles publicaram um estudo sobre o fenômeno no periódico "Australian Journal of Entomology" (Revista Australiana de Entomologia, na tradução do inglês), divulgado nesta terça-feira (11).

A aranha-das-costas-vermelhas é famosa pelo perigo que representa na Austrália, mas também é encontrada em outros países, como Japão e Nova Zelândia.

"Estamos empolgados com a descoberta, que têm nos levado a estudar estas vespas com mais cuidado. Este é o primeiro registro de uma vespa caçando este tipo de aranha", disse o professor Andy Austin, da Universidade de Adelaide, para o site da instituição.

Esquecida por 200 anos
A vespa Agenioideus nigricornis, com menos de um centímetro de tamanho, havia sido "esquecida" pela comunidade científica pelos últimos 200 anos, segundo o pesquisador.

A espécie havia sido descrita inicialmente em 1775, mas quase não foi estudada deste então. "Ela está espalhada pelo território australiano, mas até agora não sabíamos a importância da espécie [Agenioideus nigricornis] em particular", afirmou Austin ao site da universidade.

Após a descoberta, Florian Irwin passou a ser considerado um entomologista amador. Ele completou 12 anos neste ano, segundo o site da Universidade de Adelaide.
Vespa da espécie 'Agenioideus nigricornis', encontrada pelo jovem Florian com seu pai (Foto: Universidade de Adelaide/Divulgação)

Do Globo Natureza, em São Paulo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página