Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sábado

Mistério revelado: Dentes de tubarão não possuem cárie por serem revestidos com 100% de flúor

Ele é conhecido por sua mordida terrível. No entanto, até hoje cientistas não conseguiram explicar por que os tubarões possuem dentes tão resistentes.

Os pesquisadores agora acreditam terem encontrado uma resposta – e é a mesma que encontramos em qualquer creme dental usado diariamente por bilhões de pessoas no mundo.

Cientistas da Universidade de Duisburg-Essen descobriram que o segredo destes predadores vorazes é o flúor. Seus dentes são revestidos externamente por fluoreto, em grande quantidade, componente também encontrado nos cremes dentais.

Os especialistas já sabiam que não existem tubarões com cáries, ao menos nunca foi catalogado um com o problema, dizem os cientistas responsáveis pelo estudo. Também sabiam que os tubarões são capazes de substituir os dentes por várias vezes ao longo da vida quando algum é perdido, seja por mordida ou por outra causa. No entanto, a descoberta de que seus dentes possuem bastante flúor é extremamente surpreendente.

“A fim de tornar os dentes mais resistentes aos ácidos, os cremes dentais contém flúor, na grande maioria deles”, disse Matthias Epple, professor de química inorgânica da Universidade de Duisburg-Essen, em declaração ao Discovery News.

“Na superfície dos dentes humanos após uma escovação, apenas uma pequena quantidade, menos de 1% de hidróxido é substituído por flúor. Em contraste, a superfície do dente do tubarão possui 100% de flúor”, acrescentou o professor.

Em princípio, com tamanha taxa de flúor, os tubarões não devem sofrer com cárie. Como eles vivem na água e mudam de dentes regularmente, protegê-los de ataques bacterianos definitivamente não é nenhum problema.

A descoberta ajuda a explicar por que os tubarões são predadores tão eficazes, rasgando com facilidade suas presas.

Qui, 26 de Julho de 2012 08:15
Osmairo Valverde da redação de Brasília
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página