Menor mosca do mundo é um terrível parasita que vive dentro das cabeças de formigas, aumentando seu tamanho até que ocorra decapitação.
A mosca é encontrada na Tailândia e possui apenas 0,4 mm – tão pequena quanto um grão de sal.
Quando adultas, põem ovos sobre o corpo de formigas vivas e, em seguida, as larvas crescem até a maturidade dentro de suas cabeças, até que as formigas não suportem mais o peso e a cabeça se solte do corpo.
A descoberta mostrou que até mesmo os menores insetos podem se comportar como parasitas terríveis e agressivos. As moscas podem decapitar formigas minúsculas com 0,5 mm.
Comparação de uma mosca doméstica comum com a nova espécie encontrada. Foto: Reprodução/DailyMail
Com apenas 0,4 mm elas são 15 vezes menores do que as moscas domésticas comuns e 5 vezes menor que as minúsculas moscas de frutas.
Dr. Brian Brown do Museu de História Natural de Los Ageles, comentou que estas moscas, provavelmente, decapitam algumas das menores formigas do mundo.
“Os pesquisadores imaginavam que as formigas minúsculas estariam livres do ataque de parasitas porque seria fisicamente impossível as moscas de 1 a 3 mm desenvolverem-se em suas cabeças devido ao tamanho”, em entrevista ao DailyMail.
No entanto, o estudo mostrou que as formigas extremamente pequenas não podem escapar de um sistema parasitário ainda menor.
A pequena mosca, Euryplatea nanaknihali, é também o primeiro do gênero a ser descoberta na Ásia e pertencem a uma família chamada de Phoridae, conhecidas por decapitarem formigas.
Ter, 03 de Julho de 2012 17:05
Osmairo Valverde da redação de Brasília
0 comentários:
Postar um comentário