As lagartas potencialmente mortais e exóticas estão invadindo a Grã-Bretanha, advertiu um especialista.
Mariposas Oaks, que são pragas altamente tóxicas durante a sua fase de lagarta, espalham-se em novas áreas do país. Há ainda o receio de que os insetos possam afetar os Jogos Olímpicos se as árvores de carvalho em East London sofrerem uma infestação.
Se isso acontecer, milhões de espectadores poderão entrar em contato com os pelos da lagarta venenosa que contêm toxinas poderosas. Cada lagarta é coberta por 63.000 desses pelos que podem desencadear ataques letais de asmas.
Ao entrar em contato com o pelo do animal, o ser humano pode sentir dor na região da pele afetada, erupções cutâneas na garganta, percorrendo para os olhos, provocando vômitos, tonturas e febre.
Tony Kirkham, chefe do arboreto em Kew Gardens, disse que a praga era resistente às intempéries o que acaba dificultando sua erradicação. “Usamos spray para mantê-las afastados, mas até mesmo a remoção dos ninhos não controla totalmente as pragas”, disse ele. “Você pode atrasá-las, mas nunca iremos encontrar todas. Elas vão sempre continuar a reproduzirem-se.”
As lagartas geralmente podem ser detectadas em árvores de carvalho, onde retiram as folhas antes de transformarem-se em mariposas.
Elas apareceram pela primeira vez na Grã-Bretanha em 2006, depois que foram levadas para Londres, em um lote de árvores de carvalho importados da Holanda.
Desde então, espalhou-se rapidamente em todo o Sudeste e foram vistas em lugares tão distantes como Reading e Sheffield. Teme-se que a praga seja prevalente em todo o Sudoeste em cinco anos.
Na Bélgica, a situação ficou tão ruim que o exército foi enviado para incinerar os ninhos das lagartas – mas as autoridades britânicas não têm tais planos. Seu nome científico é Poisonous caterpillars
Qua, 02 de Maio de 2012 06:59
Audenize Engracia
fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/1643-gra-bretanha-esta-sendo-invadida-por-lagartas-venenosas-que-podem-provocar-asmas-letais
0 comentários:
Postar um comentário