Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

sexta-feira

Alimentação de saguis

9/7/2010

DÉBORA CASTELO BRANCO*

Arnóbio Vieira, residente no Município de Tabuleiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, cria "soin" e quer saber se pode dar alimentos caseiros comuns para o animal. Caso não seja recomendado, qual seria a melhor indicação para ele.

Olá Sr. Arnóbio. Os soins ou saguis são animais de hábitos alimentares onívoros, ou seja, comem alimentos de origem vegetal e animal. Por apresentarem metabolismo elevado, o que os predispõe a quadros de hipoglicemia, precisam se alimentar constantemente e com itens que apresentam elevada concentração energética e proteica. Em cativeiro, são comumente alimentados com dietas a base de frutas, que são inadequadas por apresentarem baixos teores de energia, de proteínas e de minerais, ocasionando graves doenças nutricionais. Dessa forma, as dietas em cativeiro devem ser bastante variadas, incluindo frutas, ovos cozidos, queijo branco, ração de cachorro, iogurte integral, insetos, dentre outros itens. Carne, peixe e frango também podem ser incluídos no cardápio, desde que sejam muito bem cozidos. O alimento deve ser fornecido três vezes ao dia, em quantidade suficiente para saciar o animal. Quanto ao fornecimento de "comida de panela", deve-se tomar cuidado com condimentos, temperos e açúcares. No geral, o alimento voltado para o consumo humano é muito salgado, condimentado ou muito doce para os soins. Portanto, se a quantidade desses itens adicionada à comida for pequena, a mesma estará adequada para o consumo animal. Além disso, vale ressaltar que o fornecimento de uma dieta adequada também é essencial para a saúde dental desses animais, que, assim como humanos, também são muito suscetíveis ao aparecimento de cáries e de doenças periodontais. O oferecimento de doces e chocolates, apesar de muito apreciado pelos soins, é extremamente prejudicial para os dentes. Não podemos deixar de falar que a manutenção de primatas não-humanos em ambiente domiciliar não é permitida pelo Ibama. É essencial que a população tenha consciência de que humanos e macacos apresentam muitas doenças em comum, como a raiva e a tuberculose, e a interação entre eles pode representar riscos à saúde humana e animal.

Médica Veterinária, Esp. em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página