06/11/2009 | 17h17min
Olho do animal teve que ser retirado devido a infecção
Atualizada às 20h44min
Uma tartaruga-verde que foi marcada no Uruguai com uma anilha de identificação recolhida por pescadores foi tratada por veterinários do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS e devolvida ao mar nesta sexta-feira pela manhã em Imbé, no Litoral Norte.
Ela foi levada ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) no início de outubro, que a encaminhou para os veterinários da UFRGS em Porto Alegre. O réptil, da espécie Chelonia mydas, foi anilhada no Parque Nacional de Santa Teresa, em Rocha, no Uruguai, quatro meses antes de ser encontrada por pescadores em Mostardas, conforme a bióloga do Ceclimar, Cariane Campos Trigo.
Confira imagens da devolução da tartaruga ao mar:
O animal, de cerca de 35 centímetros de casco e 3,9 quilos, foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por um grupo de pescadores e encaminhada ao Ceclimar no início de outubro. Após identificado um problema no olho esquerdo, a tartaruga foi transferida para o Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a avaliação de um especialista.
Segundo Michelli Ataide, 27 anos, de grupo de veterinários da UFRGS que cuida de animais silvestres, ela teve várias infecções de pele e no olho porque foi mantida em água doce pelos pescadores. Eles tiveram que fazer uma cirurgia para retirar o olho infeccionado e fechar as pálpebras com sutura. A tartaruga recebeu alta nesta semana.
— Não sabemos ainda para onde ela vai, porque isso depende da rota marítima que ela tomar — afirmou Michelli.
Se você tem alguma notícia, envie uma sugestão por e-mail ( pelasruas@zerohora.com.br) ou pelo telefone: (51) 9981-9891
ZEROHORA.COM
0 comentários:
Postar um comentário