Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quinta-feira

Fontes hidrotermais da Antártida abrigam uma imensa quantidade de espécies desconhecidas


A Antártida é o lugar mais frio e mais desolado da Terra. As fontes hidrotermais no fundo dos oceanos jorram água quente constantemente, um verdadeiro oásis de espécies desconhecidas.

O Oriente Scotia Ridge é localizado na parte inferior do Oceano Antártico, e é o lar de toneladas de fontes hidrotermais, incluindo as chamadas “chaminés negras” jorrando água quente com temperaturas de até 371ºC. Como as chaminés acontecem apenas em locais super profundos, a luz solar praticamente não alcança a região. Apesar da luz, que um fator importante para o estabelecimento de vida, não alcançar o fundo, as chaminés expelem constantemente uma substâncias químicas que, somado ao calor constante, acaba estimulando a proliferação de vários tipos de seres.

Não existem apenas organismos como os minúsculos plânctons ou bactérias, mas uma grande variedade de espécies como estrelas do mar, cracas, anêmonas, polvos, caranguejos, etc. Todos estes organismos se beneficiam dos produtos químicos que as chaminés liberam, e as espécies evoluíram para utilizar de alguma maneira essa sopa “tóxica” em seu benefício.

Em declaração, Alex Rogers da Universidade de Oxford comentou: “As fontes hidrotermais são o lar de animais que não são encontrados em nenhum outro lugar no planeta, obtendo energia de outras fontes que não o Sol, quebrando substâncias químicas como o ácido sulfídrico. O primeiro levantamento destas chaminés ocorreu no Oceano Antártico, próximo da Antártida, revelado ser um verdadeiro mundo perdido com organismos que, apesar de serem desconhecidos, fazem a vida prosperar”.

As aberturas submarinas da Antártida parecem ser dominadas por uma espécie de caranguejo chamada Yeti (clique aqui para ler nossa matéria sobre eles). Enormes colônias de crustáceos cercam todas as aberturas do Oceano Antártico. A equipe do pesquisador Alex Rogers encontrou também uma estrela-do-mar predadora com 7 braços rastejando em um campo cheio de cracas.

O estudo mostrou que os animais encontrados nas “chaminés” hidrotermais da Antártida são completamente diferentes das outras aberturas submarinas ao redor do mundo. A pesquisa foi publicada na revista PLoS Biology.
Qua, 04 de Janeiro de 2012 20:35
Osmairo Valverde da redação de Brasília
fonte:http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1279%3Afontes-hidrotermais-da-antartida-abrigam-uma-imensa-quantidade-de-especies-desconhecidas


Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página