Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

domingo

Cientistas criam formigas com características de 'supersoldados'

Os cientistas sabiam que tinham encontrado algo interessante quando oito formigas grandes aparecerem em uma colônia silvestre de Long Island, NY.

Segundo os pesquisadores, o trabalho das formigas soldados é defender o formigueiro, o que os levou a criar suas próprias formigas supersoldados no laboratório com a ajuda de um hormônio, e, ao fazer, constataram uma explicação para como as formigas, e possivelmente outros insetos sociais, assumem formas específicas com trabalhos dedicados dentro de suas colônias.

O que aconteceu é que estas formigas soldado anormais voltaram a um estado ancestral; este fenômeno, ocasionalmente, aparece em outros lugares na forma de baleias tendo seus membros antepassados perdidos, galinhas com dentes ou humanos com caudas. "É sabido que estes tipos de deslizamentos ocorrem, e eles são vistos como acidentes da evolução", disse o pesquisador Ehab Abouheif, da Universidade McGill ao LiveScience.

Conheça as formigas super soldados

As espécies coletadas em Nova York, Pheidole morrisi, normalmente tem dois tipos de formigas operárias. O primeiro tipo são as trabalhadoras menores, que são responsáveis pela procura de alimentos, enfermagem, alimentação ovos e larvas e cuidar da rainha e o segundo tipo formado por formigas soldado, que defendem o ninho e usam suas mandíbulas grandes para quebrar sementes colhidas pelos trabalhadores de menor importância.

Esta espécie não tem supersoldados, mas há as criaturas grandes ocorrendo entre oito espécies de formigas encontradas no sudoeste americano e norte do México. Todas as nove espécies pertencem ao gênero Pheidole, que contém mais de mil tipos.


Como criar uma supersoldado?

Rajendhran Rajakumar, um estudante de doutorado no laboratório de Abouheif, assistiu ao desenvolvimento de larvas supersoldados de duas das oito espécies. As castas de uma formiga, ou sua função na colônia, são determinadas por interruptores ambientais ou períodos durante o seu desenvolvimento larval quando é receptivo a certos estímulos ambientais. Formigas adultas na colônia podem manipular essas opções, por exemplo, a aplicação de certos hormônios chamados feromônios para as larvas.

No primeiro período de desenvolvimento esta opção determina se o ovo se tornará uma rainha ou um trabalhador e, em seguida, um segundo toque determina se a larva vai se tornar um soldado ou um trabalhador menor.

Pouco antes do segundo interruptor, eles aplicaram uma substância química que age como hormônio juvenil às larvas de três espécies que não produzem supersoldados. Hormônio juvenil está envolvido em traduzir estímulos ambientais, como nutrição, para a identidade das larvas. Aplicando-o artificialmente, os pesquisadores não só empurraram as larvas para um estado na qual eles normalmente tornam-se soldados regulares, mas para um “passado” que é normalmente escondido, criando supersoldados. No entanto, a criação não foi perfeita. Como adultos, eles mantiveram asas vestigiais. "O potencial [a supersoldado] está lá, mas está crua", disse Abouheif.

Os pesquisadores também analisaram a expressão de um gene envolvido no controle do desenvolvimento da asa e encontraram uma semelhança entre os supersoldados criados e os naturais. Eles também encontraram mudanças semelhantes que ocorreram em duas espécies diferentes de supersoldados que acontecem naturalmente.


Então, por que super soldados?

As supersoldados naturais parecem ter uma função de defesa. Durante um ataque, as supersoldados usam suas grandes cabeças para bloquear os túneis de seus ninhos para que nenhum intruso entre. No entanto, outras espécies de formigas Pheidole, também convivem com formigas ao contrário de outras espécies. Uma das espécies em que os pesquisadores induziram a transformarem-se em supersoldados, P. hyatti, agarram sua ninhada e sobem em talos de grama para escapar do exército de formigas.

A sugestão para que as supersoldados tenham cabeças grandes é que elas podem ser fortes moedoras de sementes.

Um mistério da árvore familiar

As descobertas podem ajudar a resolver um mistério sobre a origem das formigas supersoldados. Corrie Moreau, um biólogo evolucionista no Museu Field, em Chicago, que não estava envolvido com este estudo, revelou que uma das espécies supersoldados está localizada perto da base da árvore genealógica do gênero Pheidole, intimamente relacionada com a formiga ancestral, enquanto espécies supersoldados estavam espalhadas dentro da árvore.

Há duas explicações possíveis: Ou cada uma das espécies desenvolveu maneiras diferentes de criar as supersoldados ou o mecanismo evoluiu com o mais antigo ancestral comum entre 35 a 60 milhões de anos atrás, de acordo com Moreau. “A questão é: será que todos os insetos usam um caminho semelhante, como foi encontrado nas formigas de grandes cabeças ou isso é algo especial para este grupo?".
Sáb, 07 de Janeiro de 2012 20:20
Paolla Arnoni
fonte:http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1299%3Acientistas-criam-formigas-com-caracteristicas-de-super-soldados


Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página