Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

terça-feira

Pasquale, o papagaio que não cansa de bicar!

8 dezembro 2009

Por Equipe Cão Cidadão
Pasquale
O Pasquale é um lindo Papagaio do Congo que convive há três meses com o dono, Rochester Salatino, e várias outras pessoas. A intenção do dono é que o Pasquale se torne mais dócil e de fácil manejo, acostumado com pessoas, inclusive crianças pequenas.
Mas não é esta a realidade que Rochester vem enfrentando, já que o papagaio sempre acaba dando doloridas bicadas em todos que tentam chegar perto dele…

O motivo das bicadas

A explicação para o comportamento do Pasquale é simples, como bem salientou o Dr. Pet quando de seu primeiro encontro com Rochester: aves em geral são bastante sensíveis, e especificamente os papagaios usam o bico para “testar” a firmeza do local onde vão pisar. Ora, se a mão ou dedo de uma pessoa que tenta pegá-lo mostra-se instável, ele bica ainda mais forte e o comportamento vai sendo cada vez mais reforçado!PasqualeII
Técnica do terromoto e uso da luva

E a técnica para conter este comportamento é bastante simples: basta mostrar à ave que o local onde ela está pisando é ainda mais instável que o dedo da pessoa! E como fazer isso? Inicialmente, utilizando um poleiro onde a ave estará inicialmente, que deve ser girado rapidamente cada vez que o papagaio hesitar ou tentar bicar as pessoas. Assim, concluirá que o dedo da pessoa é uma superfície segura, onde se sentirá bem.
PasqualeIII
Mas uma questão foi muito bem notada, após alguns treinos, inclusive com crianças: se a pessoa fica com medo de ser bicada e tira a mão ao ser tocada com o bico, de nada adiantará o treinamento, pois Pasquale continuará achando que conseguir “afastar o perigo” com o bico.
Por este motivo, Dr. Pet também sugeriu a utilização de uma luva de material grosso (também pode ser uma luva de falcoaria), para manuseio do Pasquale, já que tal utensílio dá mais segurança àqueles que manuseiam o papagaio.
Teste Final
Após uma semana de treinos bem divertidos com Pasquale, o Dr. Pet voltou para verificar como a linda ave estava se comportando.
E qual não foi sua surpresa ao constatar que Rochester estava conseguindo até fazer carinhos na cabeça de Pasquale, sem qualquer sinal de receio por parte deste! Além disso, pegá-lo estava, realmente, muito mais fácil, pois o papagaio não mais se mostrava tão receoso diante das mãos que o manuseavam.
E várias crianças foram convocadas para interagir com Pasquale, que se mostrou muito receptivo, até porque acabava ganhando apetitosos petiscos de seus novos amigos! E o melhor: não mostrou-se inseguro em nenhum momento, não tentando bicar qualquer das crianças!
PasqualeV
A nota do Dr. Pet para o desempenho do Pasquale não poderia ser outra: um gratificante 10!!
Resumão
Papagaios devem ser manuseados com bastante cuidado, pois são sensíveis e podem tornar-se medrosos. Bicam tudo antes de pisar, para verificar se a superfície é firme. Assim, acabam bicando as mãos das pessoas.
Para evitar bicadas doloridas, indica-se a utilização da “técnica do terremoto”, onde o local onde a ave está é balançado, para que ela seja encorajada a ir para o outro local.
Luvas grossas ajudam o treino, pois permitem que as pessoas sintam-se mais seguras, ao saber que não serão machucadas graças a esta proteção.
Nunca é demais lembrar que animais silvestres, exóticos ou selvagens só podem ser adquiridos com a devida autorização do IBAMA e devem ser mantidos e tratados com o zelo e cuidados adequados à espécie.

Enquanto isso: nos bastidores….

Durante as gravações deste episódio, várias pessoas, especialmente no início do treinamento  – inclusive o próprio Dr. Pet – acabaram tomando algumas bicadas do desconfiado Pasquale!
PasqualeVI
A Estopinha, dedicada ajudante do Dr. Pet, não resistiu à tentação e, ao ser solicitada a levar um poleiro para o “pai” utilizar, acabou desviando do caminho para ir brincar com vários “amigos caninos” que a observavam atrás de uma cerca!

Texto: Cassia R. C. dos Santos
Fotos: Denise Falck
Revisão e Edição Final: Alex Candido

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página