Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quarta-feira

Joaninhas são tão rápidas quanto cavalos de corrida, voam a 1,1 km de altura por 119 km seguidos!


Ainda que elas tenham um tamanho aproximado de um dedo humano, especialistas descobriram que os insetos podem alcançar a mesma velocidade que um cavalo de corrida e voar em altitudes bem relevantes.

Pela primeira vez, um estudo detalhado mostrou insetos viajando em alturas superiores a 1 km e atingindo uma velocidade de 59 km/h. Os pesquisadores também examinaram a resistência dos insetos e descobriram que eles eram capazes de permanecer no ar por até duas horas.

Até agora, os cientistas acreditavam que o voo de uma joaninha não passava de 2 metros de distância no seu alcance. Entretanto, os novos dados mostram que elas podem realmente viajar até 119 quilômetros em um único vôo, devido a sua alta velocidade.

O estudo da joaninha comum foi realizado utilizando-se um dispositivo de monitoramento em Rothamsted Research, uma instituição de pesquisa agrícola em Harpenden, Hertfordshire, Inglaterra. Tratava-se de uma análise de dados registrados ao longo de mais de uma década entre duas espécies diferentes, a joaninha de sete pontos e a joaninha arlequim.

Dr. Lori Lawson Handley, da Universidade de Hull, que liderou o estudo, disse: "Quando as vimos nos espaços para vôo, mal podíamos mantê-las sobre controle. Elas eram tão incrivelmente rápidas, pois são feitas para voarem muito bem”.

O equipamento de gravação usado pelos pesquisadores envia sinais de radar na vertical, em forma de cone, a uma altitude de quase 1,5 km. Ele é capaz de detectar o sentido de voo, de velocidade e altitude, de todos os objetos que passam através deste espaço aéreo. Ele também pode detectar o tamanho e a forma de cada item, o que permitiu que a equipe identificar as joaninhas e seus respectivos desempenhos. Enquanto a maioria das joaninhas foi detectada em altitudes mais baixas, entre 152 m e 487 m, a maior altura registrada foi de cerca de 1,1 km.


Há 46 espécies de joaninhas na Grã-Bretanha, mas a sete pontos e a arlequim são as mais numerosas. No mundo, são centenas. Os insetos voam puxando seus distintos ‘cascos vermelho e preto’, denominado élitro, que é usado como protetor das asas anteriores, para proteger os insetos e ajudar a mantê-los estáveis em seu voo, enquanto as asas posteriores mais finas são usados para ajudá-los na alimentação.

Os cientistas descobriram que suas asas batem cerca de 85 vezes por segundo, de forma contínua durante todo o voo. As joaninhas contam com uma dieta rica em proteína, principalmente oriunda de pulgões, para obter energia suficiente para permanecerem no ar.

A pesquisa, publicada na revista PLoS ONE, também descobriu que a velocidade média registrada foi de 32 km/h, embora algumas foram registradas com quase o dobro dessa velocidade. As joaninhas mais rápidas foram vistas nas maiores alturas, onde elas foram capazes de tirar mais proveito da velocidade dos ventos fortes.

O equipamento de monitoramento não foi capaz de determinar em que medida a sua velocidade de voo era devido ao vento forte. No entanto, altas velocidades também foram observadas em uma segunda vertente da pesquisa, que envolveu estudar o voo dos insetos em uma caixa isolada em um laboratório.

O tempo médio de voo foi de cerca de 37 minutos, mas para a surpresa dos pesquisadores, elas conseguiram permanecer no ar por até duas horas.

Dr. Lawson Handley afirma: "Nós estávamos esperando um tempo de duração de 15 minutos. Isso significa que, se elas estão voando em sua velocidade máxima de 59 km/h durante duas horas, eles podem cobrir mais de 100 km com muita facilidade. Se elas estão fazendo isso no campo, nós não sabemos. Elas têm essa capacidade. Este é um outro lado das joaninhas que as pessoas não sabem".

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Wikipédia e ImagesHacker
fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/3741-joaninhas-sao-tao-rapidas-quanto-cavalos-de-corrida-voam-a-11-km-de-altura-por-119-km-seguidos
por Priscila Nayade
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página