Getty Images - Os pequenos Shih Tzus são famosos no mundo pet
Pequeno e super companheiro, os cães da raça Shih Tzu são muio confundidos com exemplares da raça Lhasa Apso, mas existem muitas diferenças entre eles - tanto comportamentais quanto físicas. A veterinária Vanessa Dantas relata um pouco sobre estas diferenças e conta fatos e curiosidades destes lindos cães.
Origem da raça:
O Shih Tzu é original da china, os cães desta raça viviam nos templos e eventualmente eram dados de presente para alguns imperadores chineses. Sua origem é rodeada de lendas, ele teria sido criado entre o cruzamento do Pequinês chinês com o Lhasa Apso tibetano para simbolizar o casamento impossível entre uma princesa chinesa e um príncipe da Mongólia. A raça foi quase extinta durante a invasão japonesa em 1937, mas felizmente foi salva pelos ingleses.
Raças similares:
A lenda pode não ser real, mas o Shih Tzu possui várias semelhanças com o Pequinês e o Lhasa Apso, mas não a ponto de serem confundidos.
Pelos:
Cuidar dos pelos do Shih Tzu exige dedicação. Por ter pelos longos, eles devem ser escovados por completo todos os dias, isto evitará os comuns nós e irá manter o pelo com aparência brilhante e sedosa. Para que a franja do animal não atrapalhe sua visão, deve-se prendê-la para cima.
As cores da pelagem geralmente é bicolor e varia entre as cores branco, marrom e preto.
Tamanho:
É um cão de porte pequeno. Alguns livros falam entre 20 e 30 cm e outros entre 22 e 26 cm. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).
Peso:
Entre 4 e 7 kilos.
Expectativa de vida:
Um Shih Tzu pode viver entre 12 e 16 anos.
Problemas de saúde:
Por conta de seus focinhos achatados, os exemplares desta raça podem apresentar problemas respiratórios como roncos e apnéia. Obesidade também é recorrente em muitos cães Shih Tzu.
Comportamento:
É um cão companheiro e se adapta muito bem aos ambientes urbanos. Adora brincar e estar com crianças, por isso é uma boa opção para crianças grandinhas (pois as menores podem machucar o animal com puxões inesperados ou atitudes parecidas) e para casas que já possuam outros animais, já que normalmente são sociáveis. Um hábito comum entre os cães desta raça é seguir seu dono por onde quer que ele vá, até mesmo dentro de casa.
Atividades:
Não são muito obedientes e nem respondem muito, nem a comandos. Assim como qualquer outro animal, os Shih Tzus não podem viver confinados em um ambiente fechado e nunca devem ser isolados ou impedidos de ver pessoas. A atividade mínima é um passeio diário, devendo redobrar o cuidado com quinas e possíveis coisas que podem perfurar seus olhos proeminentes.
Ambiente:
Vivem muito bem em apartamento, casas e sítios. Mas em sítios também devem ficar dentro de casa.
Em que estação vive melhor?
Toleram bem qualquer clima ameno. Em dias mais quentes, água fresca com cubos de gelo e uma tosa são medidas mais que suficientes para mantê-lo confortável.
Curiosidades da raça:
O nome da raça significa 'leão' e antigamente era considerado um amuleto de boa sorte. No início dos anos 30 a rainha Elizabeth foi presenteada com um Shih Tzu e desde então a raça se popularizou na Inglaterra.
fonte:https://br.noticias.yahoo.com/saiba-curiosidades-pequeno-shih-tzu-171600364.html
Por Maíra Medeiros | Yahoo Contributor Network
0 comentários:
Postar um comentário