Página Inicial ! Auxílio a Lista | Busca de CEP | Receita Federal | IBGE | Multas de Trânsito SP | Loterias ! Folha de São Paulo ! Globo online ! Revista Isto é ... Artigos Artigos ! Aquarismo ! Anfíbios ! Animais ! Animais Onívoros ! Animais Herbívoros ! Animais Carnívoros ! Aquarismo ! Aves ! Curiosidades animal ! Dicas animais ! Febre Aftosa ! Fotos ! Híbridos ! Insetos ! Mamíferos ! Meio Ambiente ! Natureza ! Pássaros ! Peixes ! Peixes Sinistros ! Pesquisas ! Répteis ! Roedores ! Vacinação ! Vida Rural ! Vídeos com animais
... Artigos

Para continuar lendo a notícia clique em: Read the rest of this entry » no final de cada artigo.

quarta-feira

As aves que voavam com 4 asas


Pesquisadores chineses descobriram novas evidências de que as primeiras aves tinham quatro asas, em vez de duas. Por conta disso, voavam que nem um biplano – com as asas em suas pernas fornecendo um segundo impulso.
A equipe da Universidade de Linyi (China) analisou 11 esqueletos de 5 espécies diferentes de aves do período entre 150 e 100 milhões de anos atrás, doados por diversos colecionadores para o Museu da Natureza Shandong Tianyu. Eles eram relativamente robustos: maiores do que um corvo, mas menores do que um peru.


Vários fósseis mostram que alguns dinossauros tinham penas grandes em ambos os membros dianteiros e traseiros. Mas, até agora, não havia exemplos dessa configuração de quatro asas em aves – ou até mesmo em seus familiares mais recentemente extintos.
Agora, Xiaoting Zheng e seus colegas estudaram os fósseis e identificaram nas aves primitivas sinais claros de penas nas patas traseiras.
Aves modernas têm dois tipos de penas: as que cobrem o lado de fora do corpo, e as que crescem por baixo delas.
A equipe chinesa descobriu um tipo de plumagem que cobre o lado de fora do corpo bem preservado em fósseis do esqueleto dos espécimes estudados, ao longo do membro traseiro de cada criatura.
Isso sugere que a configuração de quatro asas precedeu a de duas asas, e que as aves perderam gradualmente as penas em suas patas traseiras ao longo do tempo evolutivo. Essa transição de quatro asas para duas provavelmente aconteceu quando as aves passaram a usar mais suas patas traseiras para a locomoção terrestre.


Em um artigo relacionado, Michael Balter compara os pássaros antigos a biplanos do início de 1900, que mais tarde foram eliminados em favor de monoplanos mais rápidos.
“A equipe chinesa apresenta dramáticos novos fósseis que sugerem que as aves passaram por uma evolução semelhante, começando com asas em ambos os braços e pernas e, posteriormente, adotando a configuração monoplano”, escreveu.
No entanto, alguns especialistas questionam esses resultados, dizendo que a pena pode não ter sido utilizada para o voo, mas sim como parte de uma exibição de acasalamento, por exemplo.
Ano passado, o dinossauro Microraptor zhaoianus, com quatro asas ao invés de duas, foi descoberto na China – suas patas traseiras eram dotadas de uma estrutura com penas. Apesar disso, os cientistas acreditam que tais penas tinham papel meramente decorativo e o Microraptor sequer podia voar, uma vez que sua cauda comprida era um empecilho prático.[DailyMail]

fonte:http://hypescience.com/as-aves-que-voavam-com-4-asas/
Por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

0 comentários:

Postar um comentário

Diga não ao bloqueio de blogs

Total de visualizações de página